quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A crise da imprensa escrita na Alemanha


O prestigiado Financial Times Deutschland confirmou que dia 7 de dezembro publicará a sua última edição, dez dias depois de o Frankfurter Rundschau declarar falência
O FTD apareceu pela primeira vez em fevereiro de 2000 e era um dos órgãos principais do grupo Gruner + Jahr, uma das empresas editoras com mais êxito da Europa, com uma faturação anual de 2.300 milhões de euros.
O encerramento de dois jornais diários em apenas dez dias abalou a paisagem mediática da Alemanha e enviou uma mensagem ao resto do mundo: a crise da imprensa escrita não perdoa nem sequer o maior mercado de jornais na Europa. O económico Financial Times Deutschland (FTD), ramo alemão do tradicionalFinancial Times londrino, confirmou na passada sexta-feira que dia 7 de dezembro publicará a sua última edição. A notícia chegou dez dias depois de o Frankfurter Rundschau declarar falência. Isto é parte dos efeitos silenciosos da crise provocada pela forte queda dos rendimentos publicitários.
Apesar de a Alemanha ser um país com uma arraigada cultura de leitura de jornais, nenhum dos dois resistiu à crescente concorrência da Internet, combinada com a crise financeira. O fecho destes jornais foi conhecido num momento em que dados oficiais confirmam uma desaceleração da economia alemã, como consequência da nova recessão em que mergulharam os países europeus. No terceiro trimestre, a atividade económica da Alemanha cresceu só 0,2 por cento.
FTD apareceu pela primeira vez em fevereiro de 2000 e era um dos órgãos principais do grupo Gruner + Jahr, uma das empresas editoras com mais êxito da Europa, com uma faturação anual de 2.300 milhões de euros. Depois do fecho do FTD, a empresa considera a venda das suas revistas Impulsione Börse On-line e reduzir a redação de Capital, outro clássico mensal da imprensa económica. O conjunto de medidas afetará diretamente quase 320 trabalhadores. (EN)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles