quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

A Alcoa e o Belo monte de m....



O que vale mais é os interesses de meia dúzia de grandes empresas multinacionais e nacionais ou o direito a vida de mais de 40.000 brasileiros afetados pela construção de Belo Monte?

Não podemos esquecer de que a energia é insumo fundamental na produção de alumínio primário, respondendo por 25% a 35% do custo cash, e de que este é o único motivo da Alcoa e outras empresas para estarem instaladas aqui. Com certeza em seus países de origem estas empresas não teriam os mesmos benefícios energéticos que obtiveram no Brasil, onde até hidrelétricas o governo constrói para atender a estes interesses.

 As empresas de alumínio utilizam 8% de toda a energia elétrica do país e cerca de 2% no mundo. 

O Brasil precisa repensar urgentemente o perfil da indústria que quer no país, para reduzir a produção de produtos intensivos no consumo de energia com baixo valor agregado.

O alumínio é vendido a um preço insignificante para o mercado internacional e gera pouco emprego. A mão-de-obra empregada para produção de alumínio é 70 vezes menor do que a gerada pela indústria de alimentos e bebidas e 40 vezes menor do que a gerada pela indústria têxtil.

A etapa energeticamente cara e ambientalmente poluente é realizada aqui, mas a rentável indústria de ligas especias de alumínio, que agrega um alto valor a produção, estão instaladas nos países de origem destas empresas.

A Alcoa, a questão social e o meio ambiente:

"Em Juruti, o Ministério Público do Estado, por meio das promotoras de justiça Lilian Regina Furtado Braga e Dully Sanae Araújo Otakara, ingressou com Ação Civil Pública contra a Alcoa (OMNIA Minérios Ltda). A ACP quer garantir a cessação e recuperação dos danos ambientais causados ao ecossistema que abriga os igarapés das áreas de influência das rodovias, caminhos de serviços e ferrovia construídos pela empresa. O MP requer concessão de liminar que determine a imediata suspensão da licença de operação do empreendimento. 

A Alcoa explora bauxita em Juruti. A empresa obteve a licença de operação no segundo semestre deste ano. O MP requer a suspensão da licença até que sejam tomadas todas as providências para recuperação, controle e monitoramento dos igarapés, e indenização dos comunitários afetados. Requer também a suspensão de toda e qualquer licença ambiental em favor de atividades de supressão de vegetação, de terraplenagem ou de movimentação de terra."

"O principal prejudicado com atos da Alcooa é a povo natural da região. Tanto a diversidade cultural como  ambiental  da  região  tornaram-se  alvos das  agressões,  em  função  de  lucros  e  do acúmulo de capital por parte de poucos."


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles