domingo, 14 de outubro de 2012

Trabalho semi-escravo e repressão: Funcionários da Foxconn trabalham 14 horas por dia


Uma investigação do jornal britânico The Mirror publicada neste domingo mostra as péssimas condições de trabalho dos funcionários da Foxconn - empresa que presta serviços para a Apple - na montagem do Iphone 5 em uma planta da companhia na China.
Segundo funcionários da empresa, durante a jornada de trabalho, que duram até 14 horas, eles são proibidos de falar uns com os outros. Além disso, há uma regra não escrita que proíbe o trabalhador de ir mais de três vezes ao banheiro durante o período - em que um telefone passa pelas mão em cerca de 30 segundos, informou a publicação.
Um empregado da empresa ainda destaca que na saída dos dormitórios - onde cerca de 79 mil pessoas dormem dentro da empresa, com oito pessoas em cada quarto, muitas vezes com banheiros quebrados - são revistados intimamente, para que não haja roubos.
"Os gerentes de linha, que estão sob muita pressão para atingir metas, vão gritar com você se as coisas não correrem como um relógio...Há dias em que é simplesmente impossível trabalhar mais rápido", afirma um funcionário. "Esse telefone é para pessoas com dinheiro. Não trabalhadores americanos", disse.
Nessas condições, milhares de trabalhadores realizaram uma greve em uma das plantas da empresa na China, porém, segundo a publicação, foram rapidamente reprimidos pelas forças de segurança. "Os manifestantes foram arrastados para fora de seus quartos, em suas roupas íntimas, e eram espancados com cassetetes", afirma uma funcionária.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles