sábado, 6 de outubro de 2012

Eleições 2012: confira o que você precisa saber para votar no domingo


A dois dias da eleição municipal, a Gazeta do Povo apresenta uma seleção das informações mais importantes sobre o pleito.
Onde pesquisar sobre os candidatos: no Candibook/Portal dos Candidatos. Leia a matéria com dicas sobre como escolher os candidatos.
Pode ou não pode
Não foi só a propaganda eleitoral gratuita na televisão e no rádio que acabou ontem. Quinta-feira (4) também foi o último dia para propaganda em reuniões públicas ou comícios e para a realização de debates. Veja outros tipos de publicidade que não podem ser feitos de hoje até a eleição:
05/10 (sexta-feira):
É o último dia que o candidato pode veicular propaganda eleitoral paga em veículo impresso e na internet.
06/10 (sábado):
No sábado, os candidatos ainda podem promover carreatas e passeatas, distribuir material gráfico e carros de som podem divulgar jingles ou mensagens. Alto-falantes e amplificadores de som podem ser utilizados para propaganda eleitoral.
07/10 (domingo):
O eleitor pode manifestar sua preferência de maneira silenciosa, com broches e adesivos, mas não pode haver aglomeração de pessoas com roupas padronizadas e bandeiras. Os fiscais partidários também não podem utilizar roupa padronizada e toda propaganda de partidos políticos e candidatos é vedada.

Melhor horário para votação: TRE orienta o eleitor a votar pela manhã. Leia matéria completa.

Documento obrigatório: eleitor tem de levar um documento oficial com foto para votar(RG ou carteira de identidade funcional, carteira de trabalho, habilitação (CNH), passaporte ou certificado de reservista). Titulo não é obrigatório, mas auxilia o eleitor a encontrar o local de votação. Leia matéria completa.

Ordem de votação: primeiro para vereador (cinco dígitos do candidato ou dois dos partidos) e depois para prefeito. Leia matéria completa.

Justificativa: eleitor pode baixar formulário no site do TSE para adiantar o processo. Saiba como fazer a justificativa.

Urna eletrônica: confira o funcionamento da urna eletrônica.

Local de votação: encontre seu local de votação.

"Cola": TSE orienta eleitor a levar "cola" com os números dos candidatos.

Funções: saiba quais são as atribuições do prefeito e do vereador.

Eleição dos vereadores: saiba como funciona o coeficiente eleitoral.

Tira-dúvidas: Consulte o Guia do Eleitor On-line da Gazeta do Povo para tirar dúvidas sobre as eleições, o dia da votação, as funções dos candidatos, entre outras.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles