quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Associação de jornalismo investigativo repudia censura a pesquisas eleitorais, aqui imposta por Gustavo Fruet



A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) divulgou nota nesta quarta-feira (12) repudiando as repetidas decisões de juízes eleitorais que proibiram a divulgação de resultados de pesquisas de intenção de voto.
O candidato do PDT à Prefeitura de Curitiba, Gustavo Fruet, recorreu ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Paraná e conseguiu, na tarde de terça-feira (11), suspender a divulgação da pesquisa Datafolha de intenções de voto na cidade, que deveria ocorrer hoje.
No Ceará, a Justiça Eleitoral suspendeu a divulgação de parte da pesquisa Ibope de intenções de votos para a Prefeitura de Fortaleza, marcada para a próxima sexta-feira (14). O pedido de suspensão partiu do candidato do PSOL, Renato Roseno.
No último domingo,a Justiça já havia acatado os mesmos argumentos apresentados pelo PC do B e pelo PSOL para suspender a divulgação da pesquisa Datafolha, contratada pelo jornal "O Povo".
O Datafolha recorreu, e a liminar foi cassada pelo TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Ceará. O resultado da pesquisa foi divulgado nesta quarta-feira (12).
"Essas proibições caracterizam censura prévia e retiram do eleitorado o direito de receber informações importantes para o entendimento do processo eleitoral", afirmou o diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino, em entrevista à Folha.
Além de Fortaleza e Curitiba, a Abraji registrou que em Londrina, João Pessoa e Campo Grande os eleitores foram privados de ter acesso aos resultados das pesquisas por decisão da Justiça Eleitoral.
"Proibir a publicação das pesquisas é uma forma de censura prévia e cerceia o direito do eleitor à informação. A Abraji espera que o Tribunal Superior Eleitoral derrube essas liminares (decisões provisórias) e faça cumprir a decisão do Supremo Tribunal Federal que garantiu a publicação irrestrita das pesquisas eleitorais", diz a nota da associação. (Uol)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles