sexta-feira, 31 de agosto de 2012

O Gustavo Fruet, cheio de ódio, é um homem só!


No jantar organizado por chefias dos Correios ocorrido na noite de ontem em Santa Felicidade, o ex-tucano Gustavo Fruet, hoje no PDT, acusou o prefeito Luciano Ducci de tentar “demonizar” a aliança que fez com o PT e, com isso, “evitar” discutir o futuro da cidade, uma falácia. Como se o Luciano tivesse alguma culpa de o Gustavo ter construído toda a sua imagem política no ataque frontal as principais lideranças do PT, ao programa político e aos métodos pragmáticos de agir deste partido. 
Será que o Gustavo acredita ser possível que em plena crise causada pelo julgamento do mensalão, processo político onde ele foi um dos principais artífices, fosse esquecido só por causa de sua vontade em querer começar uma nova vida? Neste “novo viver” os amigos de hoje são os antigos inimigos de ontem, e os inimigos são os ex-amigos. Durma com uma contradição desta!

Ele caminhou ao lado do Luciano e do Beto por muitos e muitos anos , e durante este tempo vendeu a imagem de Curitiba, administrada por seus ex-aliados,  como fosse a melhor cidade do mundo. De uma hora para outra ele vira o maior crítico da capital, e o que antes só tinha qualidades virou o centro das mazelas do planeta. Ele fala “da falta de inovação e de projetos de vanguarda em Curitiba. Não explica os sérios problemas na prestação dos serviços públicos, a falta de investimento no transporte público, as licitações do lixo e dos radares que não foram feitas, os atrasos na conclusão da Linha Verde, o enorme passivo que vai deixar para a próxima gestão”. Se Curitiba, considerada a melhor capital do país, tem tantos problemas por que ele não os apontou antes? O que nos leva a refletir sobre se hoje é que “mente”, ou se é hoje que ele diz a “verdade”.

A Linha Verde, que até o governo federal e o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT), disse que ela é obra referência para todo o país: “O que Curitiba está fazendo precisa ser levado a todo o Brasil. A Linha Verde é modelo para as cidades-sedes da Copa do Mundo 2014 e também ao Rio de Janeiro que será sede das Olimpíadas em 2016”. 

Enquanto ele desanca o que antes elogiava os seus antigos inimigos, hoje novos amigos, elogiam. O mesmo ocorreu com no transporte público, que ele antes elogiava e hoje considera obsoleto. Enio Verri, presidente estadual do PT afirmou a pouco tempo atrás: "Temos de ter um transporte coletivo barato, de qualidade e com mais linhas. E se Curitiba tem, nós também podemos." Pelo jeito é só Gustavo que hoje acha ruim o que antes achava bom. Se existe alguma forma de “demonização” contra alguém é a hoje promovida por Gustavo Fruet contra os seus ex-amigos gestores de Curitiba. Uma coisa eu tenho certeza, é de que ele desafinou com seu antigo discurso e o novo não está afinado com os de seus novos aliados, que mesmo sendo da oposição enaltecem Curitiba como um exemplo a ser seguido de excelência em gestão pública. O que me leva a repetir se hoje é que o Gustavo “mente”, ou se é hoje que ele diz a “verdade”.

No jantar o Fruet , demonizando o seu oponente, cheio de ódios, também afirmou que “Ducci é um prefeito que não consegue fazer nada sozinho e precisa ser levado pela mão do governador”, mais uma falácia. Quem não tem experiência em administrar a coisa pública é ele, que do ponto de vista do trabalho em toda a sua vida pública só foi um parlamentar. O Ducci a mais de 20 anos é funcionário do quadro de carreira da prefeitura Municipal de Curitiba, e nela de simples médico um dia se tornou um dos melhores e inovadores secretários municipais de Saúde do país. Ele, cego de ódio, é que hoje é guiado pelas mãos dos ex-adversários do PT.

Este ano Curitiba recebeu o prêmio nacional “Brasil Sorridente”, concedido pelo Conselho Federal de Odontologia, por ter a melhor atenção em saúde bucal entre as cidades brasileiras a partir de 300 mil habitantes. Esse prêmio se deve à estrutura de prevenção, promoção e assistência em saúde bucal disponível no SUS municipal.

Quanto ao programa Mãe Curitibana, que antes causava orgulho ao na época tucano Gustavo Fruet por ele hoje nem é mais citado. Atualmente ele “esquece” que este programa, criado por Luciano Ducci,  foi um dos vencedores da etapa latino americana do Concurso Internacional de Boas Práticas para Maternidade Segura, segura, o prêmio é promovido pela Opas (Organização Panamericana de Saúde) e OMS (Organização Mundial da Saúde). Este prêmio tão importante não é o primeiro que este programa recebe. O programa Mãe Curitibana  zerou a transmissão da aids de mãe para filho, conhecida como transmissão vertical. 


A poucos anos atrás o Ministério da Saúde, junto com a Fundação Getúlio Vargas e com a Fundação Ford, já concedeu prêmio ao 'Mãe Curitibana'. Ele também foi destaque em encontro que reuniu 120 organizações não-governamentais da América Latina, realizado na Venezuela. Na mesma época este nosso programa foi tema de Encontro Nacional que reuniu cerca de 600 secretários municipais de Saúde de todo o país.
Na Rio + 20 Curitiba recebeu  o prêmio Global Green City Award (Cidade Verde). O título foi concedido pelo Fórum Global sobre Assentamentos Humanos – GFHS. A capital paranaense foi a única cidade da América do Sul a receber o título. Outras premiadas foram: Nantes, França; Los Angeles, EUA; Suining e Duyun, China e a eco-cidade sinocingapuriana de Tianjin.
Para que uma cidade seja considerada verde, segundo o modelo internacional, ela deve ter iniciativas voltadas à implementação de comunidades inteligentes; baixas emissões de carbono; zero resíduos; meio ambiente e planejamento urbano sustentável; transporte, infraestrutura, construções, economia e habitação verdes; sociedade harmoniosa e cultura e patrimônio sustentáveis.
Entre os organismos internacionais que julgaram para concedero prêmio estava o  Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas – UNDESA; o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente – UNEP e o programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos – UN-HABITAT. Mesmo assim o Fruet só vê defeitos.

Nos primeiros anos do ensino fundamental (1ª ao 5º ano), as escolas de Curitiba registraram índice de 5,8, figurando pela quarta vez consecutiva como o maior Ideb entre as capitais, mas isto o Gustavo não diz. 

Outra pérola que eles soltaram no jantar: “não se constrói um projeto político de forma solitária”, até parece que ele ao dizer isto estava olhando para um espelho e vendo neste só a própria imagem. Sobre o que ele diz nem ao menos o PT, partido de seu novos amigos, assina embaixo.

1 comentários :

PITA BRAGA CÔRTES disse...

Ninguém DEMONIZA nossa querida Curitiba. Temos uma Boa Prefeitura, ninguém duvida disso, em função de que sempre tivemos Bons Prefeitos. GUSTAVO FRUET não tem ódio no coração não...Merece respeito por ter sido escolhido por duas vezes, pelos melhores Jornalistas Brasileiros, 1 dos 3 Melhores Deputados Federais do Brasil. A CORRUPÇÃO e o CARÁTER não tem Partido, diz Gustavo. Hoje, filiado ao PDT, e todos sabemos porque razão. Pela sua Coragem e Determinação leva o meu apoio. Não mudou, continua Íntegro capaz e Honesto. Gustavo é o Gustavo, o PT é o PT. Saudações Curitibanas a Todos.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles