segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Crise econômica foi uma bênção para o crime organizado, diz autor do livro "Gomorra"


O escritor e jornalista italiano Roberto Saviano, autor dolivro-reportagem Gomorra, afirma qua a atual crise global foi uma “benção para as organizações criminosas".

Em artigo ao jornal The New York Times na edição deste domingo (26/08), Saviano afirma que a crise econômica foi determinada também pelos capitais ilegais. "Uma série recente de escândalos financeiros revelaram a existência de estreitas conexões entre os maiores institutos bancários mundiais e esse mundo aparentemente subterrâneo feito de criminosos, traficantes de drogas e de armas".
"Os maiores bancos norte-americanos nos últimos anos foram cada vez com maior frequência avalistas ocultos dos cartéis sul-americanos, lavando dinheiro proveniente do narcotráfico, enquanto na outra parte do globo as organizações comiam literalmente a Grécia e a Espanha", afirma o autor de "Gamorra".
Para o jornalista, esse tipo de relação entre bancos e gângsters está longe de ser um fato novo, “mas o que impressiona é que eles alcançaram os níveis mais altos da finança global”.

Ele lembra o exemplo da companhia norte-americana Wachovia, prestadora de uma série de serviços financeiros e que, desde 2008, foi adquirida pela Wells Fargo.  Em 2010, a empresa admitiu ter ajudado a financiar a guerra do narcotráfico mexicano por não ter identificado a origem ilícita de transações que osenvolviam. A companhia aceitou pagar 160milhões de dólares em multas por tolerar o esquema de lavagem de dinheiro entre os anos de 2004 a 2007. (OM)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles