segunda-feira, 25 de junho de 2012

Rússia, China, Irã planejam grande manobra militar na Síria


Base naval russa em Tartus/Síria
Tensões militares no Oriente Médio ao redor da Síria subiram novamente segunda-feira 18 de junho, com a notícia relatada pela agência semi-oficial de notícias iraniana Fars de um exercício russo-chinês-iraniano comum que vai em breve ter lugar na Síria.
Foi descrito como "o maior do tipo já realizado no Oriente Médio", com 90.000 operativos, 400 aviões e 900 tanques.
Como parte dos seus preparativos, Beijing é relatado ter pedido às autoridades egípcias para permitir a passagem pelo Canal de Suez no final de junho de 12 navios de guerra que se dirigem para o porto sírio de Tartus, onde Moscou mantém uma base naval e marinha. DEBKAfile informou no início desta semana que navios de guerra russos com os fuzileiros navais a bordo estavam se dirigindo para Tartus. Os meios de comunicação iranianos não referem a sua contribuição para o exercício conjunto.
DEBKAfile salienta que esta seria a primeira vez que uma força militar substancial russa e chinesa fosse operacional na Síria ou qualquer outro lugar do Oriente Médio. Isso significa que os dois poderes estão preparados para desfilar sua parceria com os exércitos iranianos e sírios para o propósito comum de obstruir uma intervenção EUA-Europa-árabe na Síria. Uma grande presença militar russa e chinesa no país seria de esperar para dissuadir os Estados Unidos de lançar uma operação militar contra Bashar Assad e seu governo.
Nenhuma data foi anexado ao relatório, mas o exercício pode, eventualmente, ter lugar antes do final do mês.
A manobra de grande escala foi anunciada em Teerã no primeiro dia das conversações sobre a crise nuclear em Moscou entre o Irã e as seis potências mundiais, a sua terceira tentativa de resolver a crise pela diplomacia. No entanto, fontes russas e iranianas perto as conversações estavam pessimistas sobre o progresso. Um membro da delegação iraniana reclamou que o ambiente estava pesado e não construtiva. Uma fonte russa não viu nenhuma forma de colmatar as diferenças ocidentais com Teerã quando as partes reuniram na segunda-feira.
DEBKAfile também observa que o grande exercício russo-chinês-iraniano "no ar, mar e terra em solo sírio," foi liberado para publicação pouco antes de presidente dos EUA, Barack Obama se reunir com o presidente russo, Vladimir Putin na cúpula do G-20 em México.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles