sábado, 2 de junho de 2012

“Lula ficará neutro no 1.º turno em Curitiba”, diz Ratinho Jr.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não irá apoiar publicamente nenhum candidato a prefeito no primeiro turno das eleições em Curitiba. Quem afirma é o pré-candidato a prefeito da capital Ratinho Jr. (PSC). Ele garantiu ter recebido a promessa do ex-presidente na noite da última quinta-feira, quando Lula deu entrevista ao programa de TV apresentado por seu pai, o comunicador Carlos Roberto Massa (leia mais abaixo).
Segundo Ratinho Jr., que é deputado federal, Lula teria lhe dito que, como o cenário em Curitiba antevê enfrentamento entre vários candidatos da base aliada do governo federal e eleição em dois turnos, ele não iria participar da campanha no primeiro turno eleitoral.
Caso seja confirmada, a opção de Lula contraria a posição divulgada pelo comando do PT no Paraná, após a reunião entre o ex-presidente e o pré-candidato Gustavo Fruet (PDT) em São Paulo, na semana passada.O parlamentar disse ter ouvido que o ex-presidente vai concentrar seus esforços na recuperação de sua saúde e na campanha do ex-ministro da Educação Fernando Haddad (PT) à prefeitura de São Paulo. “Ele [Lula] me falou na frente de outras pessoas, entre elas o ex-ministro Haddad, que não deve vir a Curitiba e também não vai gravar propaganda eleitoral para o primeiro turno das eleições”, disse.
Na ocasião, Fruet e o ministro das Comunicações Paulo Bernardo (PT), também presente ao encontro, afirmaram que Lula teria se comprometido a “ajudar na campanha, desde o primeiro momento” na medida em que seu tratamento de saúde e sua agenda permitissem.
Procurado ontem pela reportagem, Fruet disse que preferia “não polemizar” a respeito da declaração de Ratinho Jr. “A hora é de serenidade e não de especulação”, declarou. O pré-candidato pedetista, que fazia oposição ao governo Lula quando era deputado federal e agora recebeu o apoio do PT em Curitiba, disse que está ocupado “em construir” uma aliança até o final do mês e na elaboração do projeto do plano de governo. “Polemizar agora não vai resultar em nada de produtivo”. disse Fruet.
Decisivo
Para Ratinho Jr., a neutralidade de Lula no primeiro turno da campanha seria uma postura “inteligente”. Além de Fruet, outro nome da base que deve concorrer à prefeitura (leia mais ao lado) é Rafael Greca pelo PMDB, outro partido aliado do PT nacional. “O Lula vai deixa a coisa correr naturalmente para que cada candidato coloque o seu projeto para discutir com a cidade. Só então, em um segundo turno, ele poderá se posicionar a favor de um ou de outro”, afirmou Ratinho.
O pré-candidato estima que o apoio de Lula pode ser decisivo em uma disputa que promete ser acirrada como a da capital. “Atualmente é a grande liderança política do país. Por seu histórico e sua atuação recente como presidente da Republica.” (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles