quinta-feira, 31 de maio de 2012

Veneri: votei, mas não traguei


O deputado petista Tadeu Veneri tem sido um opositor combativo e implacável do projeto que autorizou o governo do Paraná a aceitar o potencial construtivo como garantia do financiamento do BNDES para a conclusão das obras da Arena da Baixada, estádio que vai sediar a Copa do Mundo de 2014 em Curitiba.

Veneri alega que se trata de uma inaceitável transferência de recursos públicos para a iniciativa privada. É uma posição questionável, mas que seria mais aceitável não fossem alguns detalhes. O projeto que autorizou o governo a aceitar o potencial construtivo como garantia de financiamento foi aprovado em dezembro de 2010 (governo Orlando Pessuti) e se tornou a Lei 16.733/2010. A autorização do aceite do potencial construtivo está no artigo 3º, da Lei.

O dado curioso disso tudo é que Veneri votou favorável ao projeto. No dia que votou favorável a Lei que permite fazer o que ele hoje combate, Veneri subiu a Tribuna da Assembleia para atacar o então governador eleito Beto Richa. Essa postura adotada agora, do “esqueçam o que eu votei”, sugere que é um parlamentar que faz oposição pela oposição, com convicção zero.

Em relação a aceitação a candidatura Fruet ocorreu algo parecido, pois antes ele e os seus diziam ser inaceitável o PT apoiar um ex-adversário em vez de terem um candidato próprio, mas já mudaram de idéia.

Antes:

" ... Para ser apoiado pelo PT, primeiro a pré-cadidatura de Fruet (PDT) terá de derrotar centenas de petistas que irão as urnas dia 15 de abril, no pleito interno do Partido dos Trabalhadores, votar pela candidatura própria. Estes petistas defendem que o PT represente com seu candidato a prefeito nas eleições de 2012 a força local que se coloca contra o projeto nacional do PSDB, o mesmo que Fruet pretendia representar em Curitiba até julho do ano passado, quando foi preterido pelo Governador Beto Richa.
Ao oferecermos o nome do Dep. Est. Tadeu Veneri como pré-candidato pelo PT a prefeito de Curitiba, não declaramos contrariedade à candidatura de Fruet pelo PDT, partido da base aliada do governo Dilma, menos ainda à pessoa do ex-deputado. Se agora Fruet se dispõe a derrotar o projeto tucano nas urnas, sua estratégia anda ao lado da estratégia que defendemos. No entanto, não vemos motivo políticos e eleitorais para que o PT coloque à disposição de seu projeto pessoal de ser prefeito de Curitiba, o capital institucional, político e social que milhares de petistas construíram em 32 anos de história.
Defenderemos no Encontro Municipal do PT de Curitiba, marcada para os dias 27 e 28 de abril, a força política, social e institucional do PT de Curitiba. E manteremos o nome de Tadeu Veneri à disposição dos filiados do PT, para que represente esta força e o projeto petista de democratização do Poder e ampliação do papel do Estado na perspectiva da justiça e da igualdade social.
Marcio Cruz
Chefe de gabinete do deputado estadual Tadeu Veneri"


Hoje:


"Saímos com alma grande para enfrentar os próximos desafios e é com essa alma grande que vamos derrotar o PSDB"

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles