quinta-feira, 17 de maio de 2012

'Revisão da Anistia depende de opinião pública', diz Rosa Cardoso Cunha


 A advogada da presidente Dilma Rousseff, durante os anos em que ela ficou presa no regime militar, Rosa Maria Cardoso da Cunha, disse ao Estadão que um movimento da opinião pública pode levar o Supremo Tribunal Federal a rever a Lei da Anistia, de 1979. Para ela, ao contrário do que dizem os militares, não é o fato de uma Comissão da Verdade estar sendo instalada que pode levar a esta revisão.
Rosa Cunha lembrou que a iniciativa de rever legislações de anistia foi tentada em alguns países, como o Uruguai, por duas vezes, mas não vingou.
"Não acho que a Comissão da Verdade é que pode definir o passo. O primeiro passo é o movimento da opinião pública, que pode surgir e levar o Supremo Tribunal Federal a mudar a sua posição e não a instalação de uma Comissão da Verdade", afirmou a advogada.
A advogada respondeu às críticas feitas por militares da reserva, de que não seria uma pessoa isenta para integrar o grupo por ter representado a presidente durante a ditadura. "É um juízo que cabe a eles fazer a meu respeito. Mas os meus alunos conhecem minha trajetória na academia e me acham uma pessoa muito equilibrada", reagiu. (AE)

1 comentários :

Sociólogo, historiador, jornalista, revisor de textos e tradutor disse...

Temos que dar retaguarda, junto da opinião pública, que daí será possível!

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles