sábado, 26 de maio de 2012

Marcha das Vadias é realizada simultaneamente em 15 cidades brasileiras hoje


A 2ª edição brasileira da Marcha das Vadias será realizada neste sábado (26) simultaneamente em 15 cidades do país, entre elas São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA) e Natal (RN).
Em algumas outras cidades brasileiras o evento já foi realizado ou só vai ocorrer após a data da mobilização nacional. Como é o caso de Belém (27 de maio), João Pessoa (9 de junho) e Macapá (2 de junho). Neste ano, serão realizadas ao menos 22 manifestações pelo país, 10 a mais do que no ano passado.
Além de chamar a atenção aos diversos tipos de violência sofridos pelas mulheres --verbal, física ou sexual--, a mobilização pretende combater a responsabilização das vítimas pela violência sofrida e ressaltar os direitos do sexo feminino.
A manifestação é inspirada no movimento mundial intitulado "Slut Walk", criado em abril do ano passado, após um oficial da polícia de Toronto, no Canadá, dizer que, para evitar estupros, as mulheres deveriam deixar de se "vestir como vadias".
A declaração gerou protestos em países como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França, Holanda, Portugal, Israel, Índia, Argentina, México, Nicarágua e Colômbia.

Curitiba:

Ato em apoio a Marcha Nacional das Vadias



Sábado, 26/05, às 18:00, no Pátio da Reitoria.



Ato em apoio a Marcha Nacional das Vadias 2012!

Movimento pelo fim da culpabilização da mulher em casos de agressão sexual.

Histórico:
Ato Vadio

Em 2011 diversas cidades do Brasil e do mundo participaram da Slutwalk, a Marcha das Vadias, que levou milhares de pessoas às ruas pelo fim da culpabilização da vítima nos casos de agressão sexual.


Em 2012 o movimento cresceu e transformou-se na Marcha Nacional das Vadias. Representantes de diferentes cidades brasileiras uniram-se para fortificar a causa e explicar ao país qual é o foco do movimento.
Os números da violência de gênero no país são assustadores. Mulheres, crianças, gays, lésbicas e pessoas trans são agredidas física, psicológica e sexualmente todos os dias no país. Nossa cultura é extremamente tolerante com esse tipo de violência e ainda justifica: Ah, mas ela pediu, né? Olha como está vestida?
Para questionar este padrão de pensamento e mobilizar a sociedade brasileira para o debate sobre a violência, a sexualidade e a construção do gênero o Brasil todo vai às ruas neste sábado, 26/05.
São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Florianópolis, Natal, Recife, Vitória, São Carlos, São José dos Campos e Guarulhos já confirmaram a Marcha para o dia 26. Outras cidades aderiram ao movimento e irão realizar a Marcha nos meses de junho e julho.

Em Curitiba o dia 26/05 será marcado pelo lançamento da Marcha das Vadias CWB 2012 e pelo Ato Vadio em apoio a Marcha Nacional das Vadias.
O Ato está marcado para as 18:00, no pátio da Reitoria (Rua Amintas de Barros, entre as Ruas Dr. Faivre e Gen. Carneiro).
Será apresentado o manifesto 2012 e o material gráfico para divulgação (flyers, cartazes, lambes, bottoms).

A Marcha das Vadias de Curitiba 2012 será no dia 14/07, às 11:00. Concentração no Passeio Público.


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles