sábado, 7 de abril de 2012

Por estarmos longe das eleições ainda é cedo para se levar os resultados das pesquisas a sério, sendo que o debate não ocorreu, vai o IBOPE:

Estamos muito longe das eleições e o debate sobre a mesma ainda não faz parte do dia a dia da população. Em qualquer pesquisa feita a mais de seis meses da eleição quem consegue o melhor resultado sempre é o que teve mais visibilidade na mídia pela exposição, como em campanhas eleitorais anteriores, no caso o Gustavo e o Ratinho Junior.


O Fruet teve durante 8 anos, em que filiado ao PSDB durante muito tempo ocupou o espaço de líder da minoria, todo o espaço de mídia possível, já que grande parte das denúncias contra o governo petista foram proferidas por ele, e isto era notícia. Também não podemos esquecer que ele foi o candidato ao senado pelo PSDB e assim teve importante espaço no programa partidário ao lado do Beto Richa e do Serra.

O Ratinho foi o principal candidato de seu partido, que pessoalmente controla, a deputado federal na eleição passada, portanto com grande exposição de imagem no programa eleitoral partidário. O pai dele, o Ratinho, é dono da rede Massa de TV, e nela o seu filho sempre está em destaque. Os demais candidatos a candidatos, entre eles incluído o Ducci, que a pouco tempo era somente o vice prefeito, não tiveram toda está exposição de mídia dos dois, até este momento, primeiros colocados.

Ainda a população não sabe direito quem é quem, e muito menos em que frente política os candidatos estão, a quais partidos estas representam, como as contradições ainda não foram exploradas nos debates, que serão os verdadeiros divisores de água.

As falhas na pesquisa que devem ser questionadas são muitas. Na pesquisa, embora o PT tenha 3 candidatos a candidatos, o nome do Tadeu não foi citado. Nas possibilidade de segundo turno só aparecem nela os nomes do Ratinho, Fruet e do Luciano. Fica a pergunta, como é que antes de ter os indicativos do questionário tabulados constavam estes três, sendo que só depois dela feita se saberia que estavam ocupando os primeiros lugares?

Outras perguntas devem ser feitas: Em que bairros ela foi realizada? Quais segmentos sociais atingiu? uma região da cidade tem o mesmo perfil eleitoral da outra? Quem é que de fato pagou por está pesquisa? Quais os critérios adotados para fazer as perguntas? Ela foi de alguma forma dirigida ou não?

Não podemos esquecer que nem sempre quem sai na frente nas primeiras pesquisas será o vencedor da eleição. O maior exemplo disto foi o saudoso Maurício Fruet, que apontava na dianteira com 36,7% das intenções de votos e no final acabou derrotado pelo Jaime Lerner. Este, com a desistência do Algaci Túlio saiu candidato pelo PDT, em uma campanha de apenas doze dias conquistou 57% dos votos!

Em uma campanha nada é totalmente previsível, um fato novo de grande impacto, como a desconstrução lenta e diária das imagens, podem mudar lentamente o rumo dos votos, ou de uma hora para a outra!


Os resultados do IBOPE:


No cenário mais completo da primeira pesquisa Ibope – CBN Curitiba deste ano, Gustavo Fruet (PDT) e o Deputado Federal pelo PSC, Ratinho Jr, aparecem tecnicamente empatados na primeira colocação. Fruet tem 26% e Ratinho Jr. 24% das intenções de voto.


O atual prefeito, Luciano Ducci (PSB), fica num segundo patamar, com 16% das menções dos eleitores em Curitiba. Em seguida aparecem Rafael Greca (PMDB) com 7%, Dr. Rosinha (PT) com 4% e Renata Bueno (PPS) com 2%. Brancos e nulos representam 9% dos entrevistados, enquanto 11% ainda estão indecisos com relação ao voto.

Em um segundo cenário, Fruet fica em primeiro lugar com 37% e Luciano Ducci vem em segundo lugar com 22% das menções. Rafael Greca aparece com 11%, enquanto Renata Bueno alcança 4% das intenções de voto. Diante deste cenário, 13% dos entrevistados declaram a intenção de votar em branco ou nulo e 14% não sabem em quem votariam.

No cenário com as principais forças da corrida eleitoral neste momento, Fruet aparece tecnicamente empatado com o Deputado Federal Ratinho Jr, respectivamente com 32% e 27% das intenções de voto cada um. Luciano Ducci obtém 18% das menções, enquanto 12% dos eleitores declaram a intenção de votar em branco ou de anular o voto. Os eleitores que, neste cenário, ainda não sabem em quem votariam, representam 11% do eleitorado.

Neste momento, em que não há nenhuma definição oficial dos candidatos que concorrerão às próximas eleições, foram testados três cenários de intenção de voto, considerando possíveis nomes para a disputa.A pesquisa está registrada no TRE do Paraná com o número 00001/2012, e foi realizada dos dias 27 a 29 de março, com 812 entrevistas. A margem de erro é de até 3 pontos percentuais para mais ou para menos, e o intervalo de confiança apontado pelo instituto é de 95%. (CBN)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles