segunda-feira, 26 de março de 2012

Projeto é aprovado e Urbs definirá o número de táxis em Curitiba


A Câmara Municipal aprovou na tarde desta segunda-feira (26) o projeto de lei enviado pelaPrefeitura de Curitiba sobre a redefinição do número de táxis na capital. Porém, de acordo com o texto da proposta caberá a Urbanização de Curitiba (Urbs) definir o número de permissões para táxis na cidade.

Genericamente, o projeto afirma que a relação de habitantes por táxi não poderá ser inferior a 500 e nem superior a 700. O cálculo deverá ser feito com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


Como a frota atualmente em circulação (desde os anos 70) é de 2.252, o aumento pode variar de 243 novas permissões a 1.241 novos carros. Um estudo deve ser feito pela Urbs para definir o número ideal. Para isso, o órgão que gerencia o transporte público na capital deve levar em conta quatro itens: “(...) o desempenho operacional do serviço de táxi considerando número de bandeiradas, número de frações, extensão da corrida média e taxa de ocupação”, diz o texto.

A população na capital é de 1.746.896 pessoas, segundo dados do IBGE de 2010. Com isso, se a Urbs determinar a proporção ideal é de um táxi para cada 500 habitantes a cidade poderá ter até 3.493 permissões. Se a indicação for pela proporção maior, de um táxi para cada 700 habitantes serão permitidos 2.495 carros.

Além disso, o projeto determina que “o estudo para ajuste da frota terá início quando os dados operacionais apresentarem, no mínimo, 20 bandeiradas de média/dia e 70% de taxa de ocupação”.

Emendas

Apenas uma emenda ao projeto foi aprovada pelos vereadores na votação desta segunda-feira. Ela permite que os motoristas contratados pelos atuais permissionários tenham preferência para conseguir as novas licenças. A proposta é do vereador Jairo Marcelino (PDT).

A votação do projeto de lei demorou quatro horas para ser analisada. O projeto deve voltar a ser votado em segunda discussão nesta terça-feira (27), antes de seguir para a sanção do prefeitoLuciano Ducci (PSB). (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles