domingo, 22 de janeiro de 2012

A violenta desocupação da comunidade de Pinheiros, onde o interesse de um grande empresário com passado duvidoso se sobrepõe ao destino de milhares

A Polícia Militar (PM) começou na manhã deste domingo (22) a cumprir uma ordem de reintegração de posse na ocupação do Pinheirinho, em São José dos Campos (SP). Segundo a assessoria da corporação, estão envolvidos aproximadamente 1,8 mil homens na operação que pretende retirar as 9 mil pessoas que vivem há sete anos na área.

De acordo com a PM, por volta das 8h, os moradores atearam fogo nos acessos da ocupação para dificultar a entrada dos policiais. Para vencer a resistência, a polícia usou bombas de gás lacrimogêneo e balas de borracha.

Ainda segundo a PM, um homem foi ferido por um tiro de munição real disparado pela Guarda Civil Metropolitana. Ele foi encaminhado a um hospital para receber atendimento médico. Agentes da prefeitura de São José dos Campos também dão apoio a operação.

A ação cumpre uma determinação da Justiça estadual de São Paulo em benefício da massa falida da empresa Selecta, do investidor libanês naturalizado brasileiro Naji Nahas. Os ocupantes dizem, entretanto, ter uma decisão do Tribunal Regional Federal contra a reintegração.

Ferido

Um morador da ocupação foi ferido e está internado no Hospital Municipal da vila Industrial. Segundo a prefeitura, ele passou por cirurgia. Seu estado é considerado estável e ele estaria consciente. As famílias que ocuparam a área estão sendo atendidas em um centro de triagem improvisado, em um campo de futebol, em frente ao acampamento.

O terreno

O terreno pertence ao especulador Naji Nahas preso em julho de 2008 pela Polícia Federal durante a operação denominada Satiagraha. Na ocasião, Nahas foi preso junto com o banqueiro Daniel Dantas por crimes financeiros e lavagem de dinheiro.

A Justiça

Na última, quarta-feira dia 18, a Justiça suspendeu por 15 dias a ordem de desocupação. A decisão foi em resposta ao pedido do senador Eduardo Suplicy, deputado federal Ivan Valente (PSOL) e os deputados estaduais Adriano Diogo (PT) e Carlos Giannazi (PSOL). A própria massa falida da Selecta, que reivindica a área ocupada, concordou com a suspensão. No entanto, horas depois, outro juiz federal, Carlos Alberto Antônio Júnior, substituto da 3ª Vara Federal, cassou a liminar que suspendia a reintegração de posse e a PM agiu rapidamente para cumprir a reintegração de posse.




Tropa de choque da Polícia Militar executa reintegração de posse em São José dos Campos, no interior de SP; veja imagens




0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles