sábado, 21 de janeiro de 2012

Chegando o carnaval uma justa homenagem ao maestro Senô:

Tocando trombone, fez parte do Jazz Band Acadêmica ao lado de Duda, José Menezes, Guedes Peixoto, Clovis Pereira, Sivuca, Mario Mateus, etc..


Conhecido nos meios artisticos como maestro Senô, ou simplismente SENÔ, SENIVAL BEZERRA DO NASCIMENTO foi um músico, compositor e arranjador brasileiro. Respeitado como um dos melhores saxofonistas do mundo e virtuoso trombonista. Tocou em diversas orquestra e bandas brasileiras (entre elas Nelson e Leopoldo de Tupã), fazia arranjos para orquestras e bandas importantes. Estudou música nos Estados Unidos. Lecionou em faculdades. Escreveu vários artigos para o "Jornal de Tupã", "Gazeta de Rinópolis" e Jornal "O Interior" com o pseudônimo de professor Zanatas. Fez várias apresentações no estrangeiro, como músico e como maestro.

Amigo de todos, conselheiro virtuoso, mestre de muitos.
Senival Bezerra do Nascimento, nasceu em Aguas Belas estado de Pernambuco em 11 de fevereiro de 1.932. Filho de Júlio Bezerra do Nascimento e de Josefa Pereira de Lima. Foi casado com a professora Terezinha de Souza Bezerra (que ainda reside em nossa cidade) e o casal teve cinco filhos.
Senival fez seus estudos no Liceu de Artes e Ofícios de Pernambuco da Universidade do Recife, fez cursos de Harmonia e Orquestração na Universidade de Boston (USA) e também cursou Assuntos Jazisticos, Composição e Regência da International School; e Curso de Concepção Musical e Harmonia Superior de Buenos Aires na Argentina. Exerceu profissionalmente como Orquestrador, Musicista e Regente.Com várias músicas compostas e jingles gravados , detre os quais destacamos Duda no Frevo,
que faz parte da 4º movimento da "Suite Nordestina" , gravada por várias orquestra e conjuntos como: Orquestra de José de Menezes, Quinteto Violado, Spok Frevo Orquestra, Brazilian Trombone Ensemble,

Orquestra de Cordas Dedilhadas de Pernambuco, violonista Turibio Santo e dentre outros também por Altamiro Carrilho a peça musical Antologia da Flauta. A composição Suite Nordestina, foi gravada e executada pela Orquestra Sinfónica de Paris. Fez arranjos para a Orquestra Sinfónica da Holanda e tem gravada por ela duas composições suas:- Cântico nº 2 e a Valsa Rose. Patrocinado pelo Itamaratí e a Secretaria da Cultura e Turismo, regeu a Orquestra Sinfónicaro da Espanha e México. Foi Regente da Orquestra Filarmónica de Recife e auxiliar da Orquestra Sinfónicac Brasileira.inado
Em 21 de outubro de 1.979 regeu a Orquestra Sinfónica da Universidade do Paraná executando o concerto "Aquenaton" (rei Egípcio) de sua autoria.
Foi maestro e arranjador da Leopoldo e Orquestra Tupã. Uma de suas ultimas composições e criação foi para Orquestra Sinfónica em 3 movimento a qual foi denominada "As Luzes", em homenagem à Maçonaria. Fazia música , conforme sua necessidade do momento. Ainda no ano de 1.980 sua músicaRegresso foi apresentada no Teatro de Cultura Artística, pelo Coral Infantil Municipal de Tupã, na programação do "MOCESP".
Gostava mesmo de escrever músicas para Orquestra Sinfónica, nas mais variadas caracteristicas e nos mais variados sistemas, gostava ainda de música de Coral, principalmente quando ela fugia dos sistemas e modos tradicionais.
Participou com grande destaque nas produções discográficas e arranjos dos metais juntamente com Herbert Viana e como músico de vários álbuns do PARALAMAS DO SUCESSO, tendo participação direta na projeção da grande banda em 1.991, 94, 95 e 96, sempre com seus arranjos e virtuoso Trombone.
É extensa e inesgotável a bibliografia pessoal e musical e discogáfica do grandeSENÔ ...


Tocando trombone, fez parte do Jazz Band Acadêmica ao lado de Duda, José Menezes, Guedes Peixoto, Clovis Pereira, Sivuca, Mario Mateus, . E tocou nas Orquestra de Duda, Guedes Peixoto, Clovis Pereira e Leopoldo de Tupã(sp). É dele o frevo de rua Duda no Frevo, numa ousada harmonia.

http://orquestramaestrojuliodecastro.blogspot.com/2010/07/conhecido-nos-meios-artisticos-como.html


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles