segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Vestibular da UFPR transcorre sem problemas

A segunda fase do vestibular da Universidade Federal do Paraná (UFPR) não teve incidentes. No total, cerca de 10 mil alunos enfrentaram nesta segunda-feira (12) as provas de habilidades específicas, as últimas do concurso deste ano. O resultado final do processo seletivo deve ser divulgado até 6 de janeiro, dependendo do cumprimento do prazo de divulgação do Enem, previsto para 4 de janeiro.


Confira os gabaritos das provas específicas: Arquitetura, Design, Física, História, Química, Biologia,Filosofia, Geografia, Matemática, Sociologia.

DificuldadeA partir desta terça-feira (13), cerca de 200 pessoas trabalharão das 8h às 18h para corrigir as provas de redação e de habilidades específicas. De acordo com o professor Raul Von der Heyde, coordenador do Núcleo de Concursos, todas as provas serão corrigidas no mínimo duas vezes. “Há uma terceira revisão caso as notas sugeridas pelos dois professores sejam muito díspares”, explica.

A maior parte dos estudantes entrevistados pela Gazeta do Povo disse que as provas tiveram nível médio de dificuldade. Wellington Pereira, de 20 anos, foi o primeiro a deixar o câmpus Politécnico. Candidato ao curso de Ciências Econômicas pela segunda vez, Wellington fez as provas específicas de História e Matemática. De acordo com ele, as provas estavam com um nível “bom”."Uma pena que em História não caiu o que eu estudei", lamenta.

A prova de História trouxe questões sobre a ascensão da mulher na política, comparou o período da Idade Média e o atual, incluiu o movimento das Diretas Já e o Plano de Metas do ex-presidente Juscelino Kubitschek "50 anos em 5".

Ernando Damasceno, de 26 anos, também candidato a uma vaga de Ciências Econômicas, ao contrário de Wellington, gostou da prova de História. "As questões priorizaram quem tem uma boa visão de mundo e não tanto os conteúdos de apostilas de cursinho", opina.

Já a prova de matemática tinha questões de funções, logaritmo, volumes de cones e cilindros, juros compostos, matriz e progressão geométrica.

A candidata Giulia Vicente, de 18 anos, fez vestibular pela primeira vez e achou a prova difícil. Ela deixou duas questões de Matemática em branco e três de História. Thiago Paes Pereira, de 21 anos, concorda com Giulia. Ele começou o curso de Direito em 2008 e pretende mudar para Economia. "Respondi apenas quatro questões de cada uma, não estava fácil", conta.

Abstenção

O índice de abstenção na prova desta segunda-feira foi de 7,96%, 851 dos 10.246 alunos esperados não compareceram. No domingo (11), primeiro dia de provas dessa segunda fase, 6,81% dos estudantes faltaram na avaliação. Dos 15.093 aprovados na primeira fase, 14.064 compareceram à prova, totalizando 1.029 faltosos.

Segunda chance

Além do vestibular, existe outra forma de entrar na UFPR. Na maior parte dos cursos, 10% das vagas são reservadas para ingresso pelo SISU/MEC, somando no total 529 vagas para essa modalidade. O Sisu é o sistema do governo federal que seleciona candidatos a universidades públicas exclusivamente pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As inscrições do Sisu deverão começar em janeiro, no site do programa, em data ainda a ser confirmada pelo MEC.

Os cursos na UFPR que não usufruem da possibilidade de uso do Sisu para acesso à universidade são aqueles que exigem testes específicos – como Arquitetura, Design e Música – e para os cursos do Processo Seletivo Estendido – como Matemática, Matemática Industrial e Estatística. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles