A pesquisa realizada pelo Paraná Pesquisas, contratado pela Gazeta do Povo mostra que as pré-candidaturas a Prefeitura de Curitiba estão tecnicamente empatadas, como comparando a pesquisa anterior mostra a que Luciano Ducci e Ratinho Junior cresceram enquanto Gustavo Fruet sofreu uma pequena queda.
Embora estejamos a muito tempo da data das eleições a queda do Furet pode indicar que a sua pré-candidatura, lançada de forma muito antecipada e muito atrelada a imagem do PDT e de seu presidente nacional Carlos Lupi, altamente desgastadas pelos recentes escândalos, possa ter atingido o teto e começado a declinar.
Da última pesquisa divulgada pela Gazeta do Povo, em maio, para a nova sondagem, quem mais cresceu na intenção de voto dos curitibanos foram os dois principais concorrentes de Fruet. Segundo a Gazeta na ocasião o ex-tucano aparecia com 25%, Ratinho com 16% e Ducci com 13%.
O Greca depois da derrota fragorosa que sofreu na eleição passada para deputado até que está surpreendendo nas pesquisas para a prefeitura, embora dificilmente sua campanha virá conseguir polarizar com as que hoje estão no topo das pesquisas e assim com certeza tenderá a refluir. O Requião, com os seus 46% de rejeição enquanto apoiador, irá contribuir para que a candidatura do Greca fique ainda menor.
Para o diretor da Paraná Pesquisas, Murilo Hidalgo, o levantamento anterior mostrava uma força maior de Fruet. “Havia o recall [lembrança] da eleição para o Senado [cargo ao qual Fruet concorreu]. Agora ele se mantém à frente. Mas Ratinho e o prefeito ganharam terreno”, avalia. Para Hidalgo, a atual pesquisa aponta para uma definição da eleição apenas no segundo turno.
Mas Hidalgo avalia que Ducci e Ratinho podem crescer mais daqui para frente. “O Ratinho, como é deputado e radialista, tem condições de se manter em evidência. O prefeito tem a visibilidade toda do cargo, para o bem e para o mal. Ele aparece, pode inaugurar obras. O Fruet está em desvantagem nesse quesito [já que não tem mandato].”
O cientista político Ricardo Oliveira, da UFPR, pondera que Fruet conseguiu manter um bom índice ao longo destes meses, mesmo sem cargo. “A saída dele do PSDB para o PDT não alterou a grande popularidade que tem.”
O cientista político Luiz Domingos Costa, professor da Uninter, ressalta que Ducci conseguiu um crescimento expressivo.
0 comentários :
Postar um comentário