segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Cúpula da ONU sobre mudança climática começa em Durban

A 17ª Conferência da Organização das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 17) começou nesta segunda-feira na cidade sul-africana de Durban, quando o México, anfitrião da conferência de 2010 em Cancún, passou a responsabilidade à África do Sul.

A conferência acontece no International Conference Center (ICC) de Durban, onde até o próximo dia 9 de dezembro se reunirão cerca de 20 mil delegados e observadores de quase 200 países para abordar a ameaça para o planeta da mudança climática.

Na inauguração da reunião, o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, agradeceu à ONU sua "confiança na capacidade da África para abrigar esta conferência".

Zuma destacou que a mudança climática "já não é só um desafio de meio ambiente, mas um desafio para o desenvolvimento", o que para muitas pessoas é "questão de vida ou morte".

Já a ministra mexicana de Relações Exteriores, Patricia Espinosa, ressaltou que "o desafio global que temos é encontrar uma solução definitiva que harmonize o desenvolvimento com a sustentabilidade".

"O desafio é poder encontrar e desenhar políticas públicas eficazes para reduzir a mudança climática que sejam também economicamente viáveis", disse Espinosa, em referência a uma reunião do presidente do México, Felipe Calderón.

A ministra de Relações Exteriores sul-africana, Maite Nkoana-Mashabane, definiu a reunião de Durban como "um momento decisivo" para conseguir objetivos como a renovação do Protocolo de Kioto.

Uma das prioridades em Durban é avançar na renovação do Protocolo, um acordo juridicamente vinculativo adotado em 1997 na cidade japonesa de Kioto, que fixava objetivos para reduzir a emissão de gases causadores do aquecimento global.

Os Estados Unidos, o segundo país mais poluidor do planeta, não ratificou o protocolo, enquanto a China, a principal poluidora, está excluída por se tratar de uma economia emergente.

Conseguir um novo acordo sobre emissão de gases do efeito estufa é necessário porque o período de compromisso do Protocolo de Kioto expira em 2012. (Efe)


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles