quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Associação dos professores da USP decide não aderir à greve de alunos

A Associação dos Docentes da USP (Adusp) decidiu na noite desta quarta-feira, 9, não aderir à greve dos estudantes aprovada ontem. A proposta da paralisação foi a votação durante assembleia extraordinária, mas não teve apoio da maioria dos professores. A reunião ocorreu no Instituto de Matemática e Estatística, na Cidade Universitária, zona oeste da capital.

Os docentes, porém, confirmaram participação na assembleia geral dos estudantes convocada para esta quinta-feira, às 14h, em frente à Faculdade de Direito do Largo São Francisco, no centro. Durante a reunião, os professores demonstraram simpatia à pauta dos alunos: a saída da Polícia Militar do câmpus e a revisão da política de segurança da universidade.

Nos informes da assembleia, alguns docentes condenaram "abusos" na atuação da PM no câmpus. Segundo eles, policiais estariam abordando alunos na saída de bibliotecas e nos gramados da universidade.

Na nota de convocação da reunião, a Adusp afirmou que não poderia "se calar" após a operação da PM que cumpriu ordem judicial de reintegração de posse do prédio da reitoria e deteve 72 estudantes e funcionários. Veja o que disse o texto:

"A reitoria da USP foi desocupada nessa madrugada por forte aparato militar. Cerca de 70 ocupantes foram detidos e dá-se notícia que serão processados por crimes como formação de quadrilha, desacato à autoridade e depredação do patrimônio público. Pode-se não concordar com a ocupação da reitoria como não concordamos, mas não se pode calar quanto ao despropósito desta tentativa de criminalizar de modo exemplar e indiscriminado um movimento que tem na sua origem a crescente falta de democracia e de respeito para com a comunidade por parte da administração da universidade."

A Polícia Civil imputou os crimes de desobediência a ordem judicial e de dano ao patrimônio público ao grupo de invasores.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles