domingo, 27 de novembro de 2011

6 milhões de flores deixam Curitiba mais bonita


O Horto Municipal de Curitiba chega ao fim de 2011 com a produção de 6 milhões de mudas de flores, volume equivalente a praticamente o dobro do produzido em anos anteriores.
“Temos novas estruturas viárias sendo construídas ou revitalizadas, como a Linha Verde, Toaldo Túlio, Fredolin Wolf além de novas praças e parques. O Horto precisa estar preparado em quantidade e qualidade para atender a expansão da cidade ", destaca o prefeito Luciano Ducci.
O aumento está diretamente relacionado à modernização das instalações do setor no Guabirotuba, onde são produzidas as flores que depois seguem para os canteiros de parques, praças, avenidas e prédios públicos da cidade.
A modernização do Horto do Guabirotuba foi feita como medida compensatória da Linha Verde. Numa primeira etapa foram reconstruídas as antigas instalações. Os antigos barracões de madeira e telhas de barros e de amianto deram lugar a estruturas metálicas com proteções que proporcionam luz na medida adequada para as flores. Foi a primeira grande reforma desde a inauguração do Horto, em 1936.
As obras incluíram a construção e reforma de salas, guarita, gradil, calçadas e ruas internas, copa, sanitários, área de serviço, auditório, hall de entrada, depósito e estruturas para semeadura, germinação e repicagem (produção de estoque).
Tecnologia - Além das obras civis, foram instalados alguns sistemas de semi-automática de semeadura, e fertilização das plantas. Essa tecnologia permitiu reduzir perdas, melhorou a qualidade das mudas e reduziu o período de produção deixando o Horto preparado para atender as demandas que aumentam a cada ano.
Implantado numa área de 59 mil metros quadrados, o Horto do Guabirotuba produz nove espécies de inverno e verão e outras 11 de plantas nativas que vão pra rua. O trabalho envolve cerca de 40 funcionários, que cuidam da produção desde a semeadura até o plantio nos canteiros e floreiras.
As sementes são compradas e o restante do trabalho é feito todo dentro do Horto, até mesmo a produção de substrato (matéria orgânica) usado nas embalagens de material reciclável (feita a partir de embalagem reciclada de garrafas pets). Da semente ao momento do plantio, uma planta leva de 60 a 70 dias até que esteja pronta.
O plantio é feito de acordo com a estação do ano. No verão, se sobressaem espécies como sálvia, tagete e petúnia, entre outras variedades típicas da estação. No frio, são os amores-perfeitos, bocas-de-leão, e cravina, entre outras. “O horto é referência de Curitiba na produção de plantas ornamentais e um dos fatores que influenciaram o hábito curitibano de cultivar plantas e implantar jardins em suas casas, o que contribui com a beleza da cidade”, afirma do diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Holloff.
Horto-parque – Além de modernizar as instalações, a Prefeitura também transformou a parte externa do Horto do Guabirotuba em Horto-Parque, com pista de caminhada compartilhada com ciclovia e um bosque com equipamentos de recreação. A nova calçada foi construída ao redor da avenida Salgado Filho.
A pista tem 360 metros, ligando duas praças próximas ao Horto. Um outro trecho, de 116 metros de pista, passa por dentro do bosque do Horto, onde há uma cancha de futebol e bancos. O bosque fazia parte da área interna do Horto, mas na reforma foi transformado num espaço de lazer de uso público.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles