segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O caminhar do Gustavo Fruet ...


O ex-deputado Gustavo Fruet, candidato derrotado a senador na eleição passada, está com pouquíssimo prazo para se filiar a um partido político. Para assim poder disputar a eleição de 2012. O prazo acaba dentro de 10 dias.

Caso o Fruet não esteja filiado a uma agremiação partidária até a próxima sexta-feira, dia 7 de outubro, este não poderá se candidatar a prefeito. Segundo comentários que circulam no meio político ele já teria assinado a ficha de filiação no PDT mesmo antes de ter saído do PSDB, mas sem datação. Na realidade a aproximação dele com o PDT e o PT teria acontecido durante a campanha passada, quando circulou pela internet a campanha "informal" pedindo votos para a dupla "GG", no caso Gustavo e Gleisio que provocou o seu isolamento dentro do PSDB e assim atrapalhou a sua quase que certa eleição. Como diz o ditado popular: "Quem tudo queR nada tem".

Respaldado pelo ministro Paulo Bernardo e sua esposa, a ministra Gleisi Hoffmann, como pelo também derrotado Osmar Dias, que hoje exerce a função de diretor do BB, a muito o Gustavo preparava a saída do PSDB.

Embora o Fruet tenha o apoio de parte da alta cúpula do governo federal, que tenta de todas as formas terraplanar o caminho para a disputa da Gleisi ao governo em 2.014, e isto implica em enfraquecer a trincheira ocupada por Beto Richa, e este, só este, é o papel que eles esperam que o Gustavo cumpra, o eleger é secundário. Está articulação, que não foi discutida junto a estrutura partidária petista, não é bem vista por amplos setores da base partidária do PT e do PDT, como também não é por grande parte das lideranças intermediárias e por muitos das cúpulas estaduais. No PT eles enxergam no Gustavo o ex-inimigo que tantos danos causou ao partido como um dos principais denuncista no escândalo do mensalão. Estes segmentos partidários defendem que o PT tenha candidatura própria. Para estes, tanto o PT como o Gustavo, pelas históricas contradições, correm o risco de ficarem sem discursos.

Se no PSDB o Gustavo é hoje é tido como traídor, no PT ele ainda é visto como o inimigo de ontem, como no PDT é o estranho chegando. Se dentro dos partidos as contradições pipocam como então ficará a cabeça do eleitor perante tantas contradições, que com certeza durante a campanha serão discutidas com profundidade até a exaustão?

Para o casal Bernardo tudo é lucro, já que via o Gustavo eles esperam com a candidatura enfraquecer o Beto em 2014, já que para eles o importante não é a eleição do "ex-inimigo" e sim desgastar e enfraquecer o Beto e a aliança deste com o PSB.

A tal votação do Fruet na eleição derrotada para o senado, embora este tivesse uma boa quantidade de votos, se deu principalmente por causa do apoio recebido do Beto e do Luciano, mas será que está se repetirá agora com ele na oposição aos dois? Parece tarefa impossível e o PT , que só interessa por ele enquanto instrumento, sabe disto. Tanto que enquanto o Paulo e a Gleisi estimulam o Gustavo a Dilma prometeu repassar para a administração do Luciano, entre outras verbas, um bilhão a fundo perdido para que se de início as obras do metrô. Enquanto alguns do PT martelam o casco a Dilma, certeira, acerta a ferradura. Além dos interesses paroquiais, que só servem ao projeto de alguns, a presidenta tem claro que para sair do isolamento causado pelos escândalos herdados da gestão Lula ela não pode irritar os governadores e seu principais aliados.

Para agravar este quadro o Gustavo, que tem pouca experiência em campanhas majoritárias, esquece as bases e as lideranças intermediárias e se coloca como refém das cúpulas do PT e do PDT, como se fossem estas que o elegeriam. mero engano. Estas irritadas pela falta de espaço na agenda do candidato a candidato, já o enxergam de "salto alto", e isto para ele não é nada bom. Como é que um estranho no ninho, hoje se isolando das forças vivas destes partidos, vai conseguir posteriormente motivar a tropa?



0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles