sábado, 24 de setembro de 2011

Confronto entre curdos e militares termina com 8 mortes na Turquia

Pelo menos cinco militares turcos e três membros do grupo armado Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) morreram neste sábado na província sudeste de Siirt durante um ataque dos rebeldes curdos a um quartel.

A agência de notícias "Anadolu" informou que os militantes do PKK atacaram durante a noite uma instalação militar na cidade de Pervari, com morteiros e rifles de longo alcance.

Um soldado morreu e outros três ficaram feridos no ataque inicial dos rebeldes, que fugiram quando os militares responderam a agressão.

As autoridades da província de Siirt declararam posteriormente em comunicado que cinco militares foram abatidos pelos rebeldes curdos e que outros sete ficaram feridos.

As autoridades transportaram à região tropas de reforço em helicópteros, que tiveram dificuldades para aterrissar ao serem recebidos por fogo inimigo.

Segundo o jornal "Hürriyet" e a agência "Dogan", três militantes do PKK também morreram nos enfrentamentos.

Em outro ataque, forças do PKK feriram dois policiais da Direção de Segurança de Hani, na província de Diyarbakir, também no conflituoso sudeste turco.

O PKK, considerado um grupo terrorista pela União Europeia (UE) e pelos Estados Unidos, se revoltou contra o Estado turco em 1984, para reivindicar mais autonomia para os 12 milhões de curdos que vivem no país.

Desde então, cerca de 45 mil pessoas morreram na guerra não-declarada entre os rebeldes turcos e as forças governamentais. (EFE)



0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles