sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Obama: crise da dívida na Europa se aproxima dos EUA

O presidente dos EUA, Barack Obama, afirmou hoje que a crise da dívida na Europa está "se aproximando" da costa dos EUA e que o recente rebaixamento do rating do país era evitável, se o Congresso tivesse trabalhado em conjunto para resolver os problemas fiscais.

"Não há nada de errado com nosso país. Há algo errado com nossos políticos", disse Obama para um grupo de trabalhadores em uma unidade da Johnson Controls, em Holland (Michigan). Segundo o presidente, o Congresso tem uma série de propostas que poderia aprovar "agora mesmo" e que impulsionariam a economia e ajudariam os americanos prejudicados durante a lenta recuperação.

Segundo Obama, reformar o sistema de patentes, fornecer benefícios fiscais para a contratação de veteranos de guerra e prorrogar a isenção fiscal sobre a folha de pagamento para os funcionários daria um impulso para a economia.

O presidente disse ainda que o "fiasco da elevação do teto da dívida" prejudicou a economia dos EUA. Segundo Obama, o Congresso precisa se unir, colocar as questões partidários de lado e resolver os problemas fiscais do país. Para ele, o rebaixamento do rating pela agência de classificação de risco Standard & Poor's teria sido "inteiramente evitável" se o Congresso estivesse disposto a se comprometer.

Obama disse que vai passar as próximas semanas revelando planos para ajudar a reativar a economia dos EUA. "Eu vou continuar fazendo isso até que todo americano que quer um trabalho encontre uma vaga". Na próxima semana ele vai realizar uma viagem de ônibus pelos estados de Iowa, Minnesota e Illinois, para discutir a criação de empregos.

De acordo com Obama, não existe uma escassez de ideias para impulsionar a economia, mas uma falta de vontade política do Congresso. Ele pediu para as pessoas ligarem para seus legisladores e dizer que estão "fartas" com o fato da questão partidária ter dominado o Congresso nos últimos meses. (Dow Jones)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles