sexta-feira, 22 de julho de 2011

Ataques na Noruega podem estar ligados a extrema direita, diz TV

O homem de 32 anos detido pelos ataques na Noruega nesta sexta-feira pode estar ligado à extrema direita, segundo informação do canal de televisão independente da Noruega, TV2.


A polícia estava fazendo buscas no apartamento em que o homem vivia, informou a TV2.

Inicialmente, o grupo jihadista Ansar al-Yihad al-Alami emitiu um comunicado reivindicando os ataques, segundo informou o "New York Times" citando um especialista em terrorismo.

Posteriormente, o mesmo especialista, Will McCants -- que trabalha na Universidade Johns Hopkins -- explicou em seu blog que o grupo havia se retratado.

O jornal "Nationen" disse os ataques devem estar relacionados com um problema interno relacionado com o sistema político local.

ATAQUES

O duplo ataque, uma explosão atingiu um prédio do governo no centro de Oslo e um tiroteio em um centro de juventude do Partido Trabalhista, na ilha de Utoeya, ao noroeste da capital, deixou ao menos 16 mortos.

Ao menos sete pessoas morreram na explosão, e, de acordo com informações da polícia, outras nove ou dez foram mortas no ataque a tiros.

Uma testemunha diz, no entanto, ter visto ao menos 20 corpos no tiroteio. "Eu vi com meus próprios olhos ao menos 20 pessoas caídas na água", disse Andre Skeie, 26. Ele contou que foi à ilha com seu barco para ajudar as pessoas a evacuarem o local depois do tiroteio. (Reuters)


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles