segunda-feira, 27 de junho de 2011

Presidente da Cohapar discute parceria com empresários da construção civil

O presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Mounir Chaowiche, participou nesta segunda-feira (20) da reunião do conselho setorial da construção civil, onde apresentou as metas do governo Beto Richa e discutiu a participação dos empresários nos novos empreendimentos. “Queremos desenvolver uma parceria para construir o programa habitacional do Paraná a quatro mãos”, destacou Chaowiche.

Ele explicou que o governador Beto Richa não mede esforços para concretizar o sonho da casa própria de tantos paranaenses. “Quando foi prefeito de Curitiba, Richa assumiu com 0,4% do orçamento destinado à habitação e quando saiu deixou 1,6% garantido para investimentos. E agora faremos o mesmo pelo Estado”.

O presidente explicou ainda que a Cohapar está passando por um momento de resgate. “Assumi a Companhia com várias obras atrasadas, iniciadas há mais de três anos e nem com 10% de conclusão. O ritmo era de 1,5% de evolução ao mês e já alcançamos 8% nos últimos meses. Assumimos o compromisso de finalizar estes empreendimentos e vamos cumprir o que prometemos, até mesmo porque somente assim, atuando com seriedade, a Cohapar voltará a ser referência nacional em habitação”.

Outra questão discutida foi o lançamento do programa Morar Bem Paraná, que atenderá 100 mil famílias na área urbana e outras 10 mil no meio rural. “Pela primeira vez temos um programa estruturado no nosso Estado e precisamos levar a indústria da construção civil até os pequenos municípios, como forma de movimentar a economia local e reter os moradores, evitando a migração para os grandes centros”, afirmou Chaowiche.

José Carlos Martins, vice-presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção, disse que a parceria com a Cohapar é mais do que importante. “Essa união de esforços é estritamente necessária. Se juntarmos a capacidade impulsionadora do Estado com a experiência do setor privado teremos resultados satisfatórios. Só temos que elogiar a atitude do Mounir de abrir este diálogo com o nosso setor”, afirmou.

Adolfo Cochia Júnior, coordenador do conselho setorial da indústria da construção civil, disse que hoje foi a primeira vez, de todo o tempo que trabalha com órgãos públicos, em que teve a oportunidade de reunir-se com o presidente de uma Companhia de Habitação. “O setor da construção civil tem que dar a sua contribuição, mas temos que pensar em ganhos justos, tanto para a sociedade quanto para os empresários”.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles