quinta-feira, 16 de junho de 2011

IAP emite licença para retomada das obras na Estrada Boiadeira

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) emitiu, nesta quarta–feira (15), a licença ambiental que permite o reinício das obras de pavimentação da BR-487, conhecida como Estrada Boiadeira, na região Noroeste do estado. Com a liberação da licença, a expectativa do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) é de que os trabalhos sejam retomados, em um dos lotes, a partir do mês que vem.

Segundo a assessoria de comunicação do IAP, a renovação da licença de instalação tem validade de quatro anos e é referente ao trecho que liga os municípios de Campo Mourão e Cruzeiro do Oeste. Para a liberação, o Dnit teve de obedecer algumas condicionantes colocadas pelo IAP, como a apresentação de um plano de controle ambiental para uma área com cerca de 30 quilômetros.

A assessoria de imprensa do órgão informou que um dos lotes da rodovia (o trecho de quase 19 quilômetros entre o entroncamento da PR-323, emCruzeiro do Oeste , e Tuneiras do Oeste) já foi licitado e está em condições para receber a ordem de início dos serviços.

A reportagem tentou contato com o superintendente do Dnit no Paraná, José da Silva Tiago, mas ele não foi localizado.

Uma obra que já dura 25 anos

A BR-487 ligaria a região a Porto Camargo, no Mato Grosso do Sul, servindo de alternativa para o transporte de produtos agropecuá­­rios do estado vizinho para as in­­­dústrias do Paraná ou para o Porto de Paranaguá. Por enquanto, é apenas um sonho antigo.

Os trabalhos de pavimentação da Estrada Boiadeira já duram quase 25 anos. O asfaltamento da rodovia foi iniciado em 1986 e desde então, passou por várias interrupções.

Em 2003 o Tribunal de Contas da União (TCU)determinou a suspensão da obra devido a suspeitas de fraude na licitação. Desde então, seis anos se passaram até que as obras fossem retomadas peloGoverno Federal.

As obras foram reiniciadas mais uma vez em março de 2009, no trecho entre Tuneiras do Oeste e Cruzeiro do Oeste. No entanto, o TCU identificou uma alteração indevida no contrato das obras, e, seis meses depois da retomada, dos trabalhos, as obras na Boiadeira foram mais uma vez interrompidas.

Somente 30 quilômetros entre Campo Mourão e o distrito de Nova Brasília (em Araruna), estão prontos. Falta asfaltar 40 quilômetros de Nova Brasília a Cruzeiro do Oeste e todo restante do trecho, cerca de 75 quilômetros até o Mato Grosso do Sul.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles