domingo, 27 de fevereiro de 2011

Veja os detalhes do Carnaval Guaratuba 2011:



O melhor carnaval do litoral paranaense terá 3 dias de folia na Av. 29 de abril: Sábado, Domingo e Segunda.

Os trios (Canibal e Águia) seguirão pela Rua 29 de Abril.

No dia 07/03, dia da Banda de Guaratuba, serão 2 trios elétricos, que seguirão o tradicional desfile, este ano a apresentação da Banda de Guaratuba será especial.

A expectativa é de mais de 300 mil foliões nos 3 dias.

Só para a segunda-feira dia da Banda de Guaratuba, a expectativa é de um público de 200 a 250 mil pessoas.

Os comerciantes também esperam que o movimento se supere cada vez mais, devido à infraestrutura assegurada nessa temporada.

Um dos motivos para o otimismo é a garantia de segurança dos foliões, a Polícia Militar reforçará o policiamento.

Tudo isso para garantir um carnaval tranqüilo para todos que procurarem a nossa animada Guaratuba para se divertir e aproveitar os últimos dias do verão.



História da Banda:

Foi numa segunda-feira chuvosa de Carnaval, há 27 anos, que nasceu a maior festa carnavalesca do Paraná: a Banda de Guaratuba, pela iniciativa do empresário Renato Trombini que, com amigos, montou um pequeno grupo de foliões e saiu da rua Ponta Grossa em direção à praia e, depois, pela avenida principal de Guaratuba até a Praça da Matriz. Com um tambor e uns pistons (liderados pelo Orlando), sobre um jipe velho, saíram na maior animação, além do Renato Trombini, Fernando Lamarão, Arthur Leme Neto, Tobias de Macedo Filho, Rosaldo Malucelli,João Candido Cunha Pereira, Gil e Beto Justus e outros foliões.

Logo, ao chegar na avenida, mais de 200 pessoas pulavam em volta do jipe e da banda que nascia, cantando e dançando modas tradicionais de Carnaval, numa festa regada a muita cerveja e animação, que entrou madrugada adentro.

No ano seguinte, Renato Trombini e os amigos já contrataram mais músicos e emprestaram o caminhão do Edmundo(dono, naquela época, do açougue do Mercado Municipal de Guaratuba) e fizeram a primeira camiseta da Banda de Guaratuba. Juntou-se à festa a escola de samba do mestre Pelé e a turma da rua Padre Bento. O resultado foi notável, milhares de pessoas brincaram naquela segunda-feira do Carnaval de 1.983, com a Banda de Guaratuba.

Em 1.984, a Banda de Guaratuba ganhou o reforço do publicitário João José Werzbitzki (JJ Comunicação) e passou a planejar com maior abrangência o seu desfile, que, naquele ano, inaugurou o Carnaval do trio elétrico no Litoral do Paraná, com um pequeno caminhão sonorizado da Party Box, onde só cabiam 20 pessoas.

Foi um espetáculo que reuniu mais de 20 mil pessoas, num Carnaval inesquecível, que já teve o primeiro show de fogos de artifício da Banda (que se tornou monumental, nos anos seguintes). Desde aquele ano, a Banda de Guaratuba só cresceu, sempre com os mesmos músicos que faziam, em 83, os Bailes de Carnaval do Iate Clube.

A partir de 1.986, a Banda de Guaratuba passou a contar com o apoio do Bamerindus, com um gigantesco trio elétrico, mas sempre preservando o Carnaval que todo mundo sabia e gostava de cantar e pular, com marchinhas e sambas eternos do Carnaval brasileiro. Velhos sucessos, que uniam todas as gerações num carnaval sempre familiar e alegre.

Em 1.992, a Banda de Guaratuba chegou a sair com 6 trios elétricos interligados por uma estação de rádio FM, que colocou o mesmo som do caminhão principal em toda a avenida, para mais de 120 mil foliões.

Desde 1.986, a Banda de Guaratuba tem um Hino, composto por César Costa Filho e Heitor Valente, que é cantado por todos que saem em seu desfile, e, em diversos anos, o resultado das vendas das camisetas da Banda auxiliaram a entidades assistenciais guaratubanas, como creches, escolas e a Santa Casa(que ganhou um grupo gerador, doado pela Banda de Guaratuba).

Em 1.996 e 1.997, com a direção de Renato Trombini e o suporte profissional da JJ Comunicação, a Banda de Guaratuba chegou a sair com 8 trios elétricos, mais de 80 músicos e superando a marca de 200 mil foliões, na segunda-feira de Carnaval, quando o evento passou a ser a maior realização promocional do Paraná, com o apoio de outras empresas como o Banestado e o Mercadorama.

A partir de 1.988, a Banda de Guaratuba passou a ser realizada pela Prefeitura de Guaratuba, que ampliou a festa para as 4 noites de Carnaval em Guaratuba, sempre com muita animação e superando as expectativas em volume de foliões, todavia modificando o esquema tradicional, de músicas tradicionais e de sair somente na segunda-feira de Carnaval. Bandas de axé, frevo e lambada passaram a ocupar mais espaço, reduzindo bastante o Carnaval tradicional e familiar que a Banda de Guaratuba sempre buscou promover. Novos tempos, talvez. Mas quem viveu estes 20 anos da Banda de Guaratuba com certeza testemunhou 20 anos de alegria e animação do melhor Carnaval do Sul do Brasil.

2. Letra da marchinha de carnaval da Banda de Guaratuba

Começa na Ponta Grossa
Termina ali na praça
O melhor de tudo Que ela é nossa
É muito boa e é de graça
Quem cai a gente segura,
Quem não cai a gente derruba.
Pois sai da frente que vai passar,
Em primeiro lugar
A Banda de Guaratuba

O Carnaval de Rua é realizado todos os anos em Guaratuba.
Participam do evento mais de 180 mil pessoas. Alguns anos chega a 300 mil.

1 comentários :

Anônimo disse...

Eita Ctrl+C Ctrl+V.... Já que é pra fazer matéria sobre o carnaval de 2011 que seja feito certo, que era o melhor Carnaval do litoral-pr e que este ano por motivos desconhecidos provavelmente por pressão dos comerciantes da 29 de abril e das casas noturnas o carnaval tradicional de Guaratuba passa de 5 dias para apenas 3 dias, com corte nos dias de folia, nos trios e provavelmente na duração da folia. Quem ganha com isso, alguns comerciantes da 29 de abril acreditam que ganham com isso, as casas noturnas, a F.Andreis e Caiobá como o resto do litoral-pr, que por programação já divulgada nos meios de comunicação contam em suas respectivas cidades com 5 noites de carnaval. Somente em Guaratuba o Carnaval contará com apenas 3 noites de carnaval, esperamos que com esse corte que provavelmente também não irá muito tarde como foi no reveillon não era duas da manhã o trio já estava desligado a mando da prefeita e Policia Militar, é esperado que a mesma não seja violenta para dispersas os foliões acostumados com 5 noites de carnaval e que ia até as 4 da manhã.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles