sábado, 12 de fevereiro de 2011

Testemunhas de crimes atribuídos ao coronel sofrem ameaças

Moradores da Vila da Rocinha, palco dos cinco ataques atribuídos ao ex-comandante do Corpo de Bombeiros, o coronel reformado Jorge Luis Thais Martins, voltaram a sofrer ameaças. Apesar da atmosfera de medo que tomou conta principalmente da Rua Cleto da Silva, onde ocorreram quatro dos crimes, duas testemunhas que sofreram intimidações diretas concordaram em depor oficialmente à polícia. O coronel é suspeito de ter matado nove pessoas e baleado outras cinco, entre agosto de 2010 e janeiro deste ano.

As ameaças relatadas em depoimento teriam ocorrido na semana passada, em pelo menos duas ocasiões distintas. Homens que passaram em um carro preto teriam ido ao bairro e deixado recado diretamente às testemunhas. Uma das pessoas ameaçadas já havia prestado depoimento e relatado que viu o coronel Martins rondando a Cleto da Silva, dias antes de um duplo homicídio ocorrido em 14 de janeiro. O ex-comandante é suspeito de ser o autor deste crime.

O depoimento da outra pessoa ameaçada não foi revelado por questões de segurança. Na avaliação do delegado Cristiano Augusto Quintas dos Santos, da Delegacia de Homicídios (DH), se o teor das declarações for divulgado, a testemunha correrá perigo. Esta não foi a primeira vez que moradores da Vila da Rocinha relatam tentativas de intimidações. Na madrugada de 28 de janeiro – mesmo dia que Martins se apresentou à polícia – testemunhas ouvidas individualmente pela Gazeta do Povo contaram que homens encapuzados chegaram em um carro e abordaram as pessoas, deixando um recado: “O coronel manda lembranças”.

O delegado disse que várias diligências já foram feitas Vila da Rocinha e moradores e testemunhas foram ouvidos informalmente. Segundo o chefe das investigações, as pessoas relatam informações importantes ao inquérito policial, mas muitas têm medo de depor oficialmente. “Um desafio tem sido convencer essas testemunhas a vencer este receio e prestar depoimento na delegacia. Elas temem por sua própria segurança”, disse o delegado.(GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles