terça-feira, 2 de novembro de 2010

Temer, Palocci, Cardozo e Dutra dirigirão transição



Fábio Góis

A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), definiu nesta terça-feira (2) a equipe encarregada de executar os trabalhos de transição de governo. Nos pouco menos de dois meses até o fim da gestão Lula, o grupo vai preparar o terreno para a composição dos principais postos do Executivo e da administração federal, tanto em aspectos políticos quanto em questões técnicas.

Segundo nota divulgada há pouco pela assessoria de Dilma, a coordenação política do grupo será formada pelo vice-presidente eleito, o deputado Michel Temer (PMDB-SP), o ex-ministro da Fazenda e deputado Antônio Palocci, o presidente nacional do PT, o suplente de senador eleito José Eduardo Dutra (SE), e o secretário-geral do PT, deputado José Eduardo Cardozo (SP).

Distante das conversas com Dilma desde o dia da eleição, a presença de Temer é a novidade na lista. Hoje, a Folha de S.Paulo publicou que peemedebistas estavam insatisfeitos com o isolamento do PMDB e do vice na chapa em relação aos petistas. Os outros três coordenadores da transição são do PT. Temer é um peemedebista de vulto: preside a Câmara dos Deputados e está licenciado da presidência do partido.

De acordo com a assessoria de Dilma, novos nomes devem ser indicados até 8 de dezembro, quando começam os trabalhos, para a coordenadoria técnica do processo de transição.

Neste feriado de Finados, Dilma permanece em sua casa no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, e não teve agenda a cumprir durante o dia. Recebeu apenas José Eduardo Cardozo e Antônio Palocci para reuniões informais. Nem Dilma nem Palocci falaram com a imprensa – ao chegar para a visita, Cardozo falou rapidamente aos repórteres e negou que o PMDB esteja descontente com o fato de que nenhum de seus integrantes, até o momento, reuniu-se com Dilma.

Na televisão

Hoje à noite, a presidenta eleita concederá entrevista ao vivo para o SBT e para a TV Bandeirantes. Ontem, Dilma falou com as emissoras Globo, Record e Rede TV.

A presidente eleita disse ao Jornal Nacional que pretende fazer a transição em duas etapas. A primeira será técnica, a segunda, política. “Por exemplo: eu pretendo nos primeiros dias fazer uma reunião com os governadores sobre saúde e segurança e, em seguida, ou paralelamente, melhor dizendo, nós também faremos uma transição política”, afirmou Dilma.

A petista afirmou que pretende anunciar seu ministério em blocos, anunciando grupos de colaboradores por vez. Dilma defendeu o câmbio flutuante como forma de manter a economia estável. E criticou os países que têm sobrevalorizado sua moedas artificialmente. “O ajuste das economias internacionais não pode ser feito com base em desvalorizações competitivas, que você tenta ganhar o seu ajuste nas costas do resto do mundo.”

Íntegra da nota da assessoria de Dilma

"A presidenta eleita Dilma Rousseff encaminhou ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em atendimento à legislação em vigor, a relação de nomes que deverão integrar a equipe técnica de transição. Na oportunidade, esclarece que a coordenação política dessa equipe será feita pelo Vice-Presidente eleito Michel Temer, pelo coordenador geral da campanha José Eduardo Dutra, e pelos Deputados Federais Antônio Palocci e José Eduardo Cardozo.

De acordo com o determinado pelo Presidente Lula, os trabalhos da equipe técnica de transição serão realizados a partir do dia 8 de novembro.

Brasília, 02 de novembro de 2010
Assessoria de imprensa da presidenta eleita
Dilma Rousseff"

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles