domingo, 10 de outubro de 2010

O PSDB na origem dos programas sociais hoje adotados pelo Lula e o atual governo e as medidas neoliberais

Os programas sociais, que depois unificados pelo Lula se tornaram o Bolsa Família, foi criação do PSDB. O primeiro programa, depois incorporado pelo governo FHC junto com a criação de outros de mesmo sentido, foi obra do na época governador Marconi Perillo e isto até o Lula já assumiu:



Um dos pilares postulados do neoliberalismo, do dogmatismo ortodoxo foi, e continua sendo, a “independência” do Banco Central e está foi a prática adotada pelo FHC, como pelo governo do PT (Palloci, Meirelles, Mantega, Paulo Bernardo, etc.) e a Dilma, ao contrário do Serra que é contra, hoje a defende.

Como o governo Lula percebeu que haveria muita resistência política à mudança na legislação para assegurar a pretendida ”independência” em termos jurídicos, a opção foi pela via da política. Na prática, portanto, a autoridade monetária tem operado de forma atrelada aos interesses do sistema financeiro com os estímulos a entrada do capital especulativo e as conseqüentes altas taxas de juros, que são proibitivas do ponto de vista ao estímulo ao financiamento da produção.

O atual presidente do BC, que foi um dos principais homens do Banco de Boston, é um dos poucos colaboradores de primeiro escalão do governo federal que permanecem no mesmo posto desde janeiro de 2003.
Pelo art. 84 da Constituição o Lula tem o poder de admitir ou demitir o Presidente do BC e assim sugerir outro nome para apreciação do Senado Federal. Mas, na prática foi ele que indicou o nome do presidente do BC e levou este para a apreciação do Senado e hoje mantém o todo o poderoso Henrique Meirelles na condução da política monetária, e ela é ortodoxa e imposta pelo sistema financeiro internacional.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles