terça-feira, 12 de outubro de 2010

MINEIROS NO CHILE: RESGATE DEVE COMEÇAR POR VOLTA DAS 20H

Vista da plataforma de salvamento que será usada no resgate

O chileno Florencio Ávalos, escolhido para ser o primeiro dos 33 mineiros no sítio de São José a ser trazido à superfície, é o segundo na hierarquia do grupo de presos no subsolo, combinando juventude e experiência para o colocar na categoria dos “mais hábeis.” Seu irmão, Renan Ávalos, também está soterrado.

Florencio, de 31 anos, será seguido por Mario Sepúlveda, de 39 e, em seguida, será a vez do boliviano Carlos Mamani, 23, de acordo com uma fonte do governo que relatou à agência de notícias AFP apenas os nomes dos três principais mineradores a serem içados.

Alberto Ávalos, tio dos irmãos Renan e Florencio, diz que espera pelo resgate com “alegria tremenda” e, ao mesmo tempo, uma “ansiedade inexplicável” que não o deixa dormir, segundo a agência Efe. Ele declarou que em várias ocasiões imaginou o encontro com os dois e que não vê a hora de abraçá-los.

Apreensão. As famílias dos 33 mineradores soterrados no norte do Chile aguardam com apreensão e muita expectativa o iminente resgate e imaginam como será o momento de reencontro após mais de dois meses de angústia. Com o fim do resgate chegará também a hora de as famílias retornarem a suas casas e retomarem suas vidas, após uma angustiante espera de quase 70 dias.

Mais notícias:

As autoridades chilenas atrasaram em mais duas horas o início do resgate dos 33 mineiros. Às 20h, o ministro da Mineração, Laurence Golborne, disse que devido aos últimos reparos na sonda que trará os funcionários à superfície a operação deve começar por volta das 22h.

De acordo com o ministro, “é necessário fazer conexões telefônicas” na cápsula “e alguns testes” antes de transportar o primeiro socorrista até o local onde estão os mineiros, a 700 metros de profundidade. Ele manteve, porém, a expectativa de que o primeiro mineiro seja resgatado antes da meia-noite desta terça-feira.

No início do dia, a previsão era de que o resgate começasse às 18h. No final da tarde, o presidente chileno, Sebastián Piñera, afirmou que os trabalhos começariam somente às 20h. Segundo ele, toda a operação deve durar entre “24 e 48 horas.”

A CÁPSULA A SER USADA NO RESGATE:

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles