sexta-feira, 18 de junho de 2010

PMDB nacional determina intervenção no diretório de Santa Catarina

O Globo

A direção nacional do PMDB decidiu, na tarde desta quinta-feira (17), pela intervenção no diretório do partido em Santa Catarina. A decisão foi determinada depois que o presidente estadual da legenda, Eduardo Pinho Moreira, decidiu abrir mão da candidatura própria para apoiar o senador Raimundo Colombo, candidato do DEM ao governo do estado. A candidata do PT ao governo de Santa Catariana é a senadora Ideli Salvatti, líder do governo Lula no Congresso.

A decisão de Pinho Moreira foi anunciada na última segunda-feria, (14), após o próprio presidente estadual ter confirmado, na convenção nacional do PMDB, realizada em Brasília no sábado (12), que daria palanque para a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff. A recusa de Pinho Moreira em apoiar as candidaturas petistas resultou na intervenção, oficializada por meio de uma nota publicada no site nacional do PMDB. A partir desta quinta-feira, Pinho Moreira terá oito dias para prestar explicações ao diretório nacional. Caso as justificativas para não apoiar o PT não sejam aceitas, uma comissão provisória será nomeada pela direção nacional do PMDB nos próximos dias.

"Eles que nos respeitem. O PMDB de Santa Catarina tem o direito de escolher apoiar quem quiser. Nunca tive compromisso algum com a Dilma nem com o Michel Temer. Eu nunca aceitei a possibilidade de ser vice da Ideli", afirmou Pinho Moreira ao G1, logo após receber o comunicado da intervenção por meio de um fax.

Em Santa Catarina, o PMDB mantém uma coligação de oito anos seguidos com o DEM e o PSDB. A tríplice aliança foi responsável pelas duas eleições seguidas de Luiz Henrique da Silveira ao governo do Estado. Luiz Henrique se afastou do cargo em abril, para concorrer ao Senado, deixando o governo para Leonel Pavan (PSDB). Com a manutençao do acordo entre as três legendas, o Pinho Moreira deve ser indicado como vice ao lado de Colombo. A convenção estadual do PMDB está marcada para o dia 26 de junho.

" Eles estão dando um passo errado. Se a internvenção se manter, o PMDB não irá com eles na eleição. Aqui no Estado não há acordo para apoiar o PT", afirmou Pinho Moreira.

Outras intervenções

A aliança entre PT e PMDB em busca de palanques para a candidatura de Dilma Rousseff à Presidência da República já resultou em outras intervenções em diretórios estaduais. No Maranhão, o diretório nacional do PT determinou a intervenção para garantir o apoio à governadora Roseana Sarney (PMDB).

Em protesto pela medida, há seis dias, o deputado Domingos Dutra (PT-MA) está em greve de fome no plenário na Câmara dos Deputados. Ele apenas ingere água de coco. Um dos fundadores do PT nacional, Manuel da Conceição, que também estava em greve de fome, passou mal e na noite de quarta-feira (16) suspendeu temporariamente o protesto. Aos 75 anos, o militante retomou a greve de fome na tarde desta quinta-feira. O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, já afirmou que não haverá mudanças na decisão tomada no Maranhão, e o PT seguirá apoiando a candidatura de Roseana Sarney.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles