sábado, 24 de abril de 2010

Governo estuda compra do Porto Matarazzo, em Antonina


O governador Orlando Pessuti e o secretário dos Transportes, Mario Stamm Filho, fizeram na última quarta-feira (21) uma visita de inspeção ao Porto Matarazzo, em Antonina. Desativadas desde 2002, as instalações estão sendo conservadas, segundo a sócia-administradora Eneida Matarazzo. Ela é a atual responsável pela área, diferente do que foi divulgado pela Agência Estadual de Notícias na quarta-feira (21).

O governo estuda a possibilidade de comprar a área para anexá-la ao Porto de Antonina. O novo cais serviria para a atracação de navios de menor porte e de turismo.

“Seria uma forma de ampliar o Porto de Antonina, estruturar mais o espaço portuário no litoral paranaense. É uma área importantíssima. Viemos conhecer o local para depois fazermos os estudos e avaliações necessários para definir se a compra é ou não do interesse do Estado” disse Pessuti.

O prefeito de Antonina, Carlos Machado, se disse satisfeito com o interesse do Estado na aquisição do Porto Matarazzo. “É uma alternativa viável para receber embarcações menores ou de turismo. O sistema portuário do Paraná precisa dessa estrutura, para que, em conjunto com o Porto de Paranaguá e o da Ponta do Poço, receber todo tipo de embarcações. Com isso, teremos o melhor sistema portuário do Brasil”, argumentou.

O porto começou a ser construído no ano de 1900, pelo empresário italiano Francesco Matarazzo, e as obras foram concluídas em 1917. O porto tem 300 metros de cais, que permite a atracação de navios de 155 metros de extensão e vinte pés (o equivalente a seis metros) de calado. Ali também funcionou o primeiro moinho de trigo do Paraná.

2 comentários :

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Avenida Conde Matarazzo, onde ela termina.
Com grandes pavilhões abandonados.
Corroídos no tempo, invadidos pelo mato que arriba
Tal local, se não dedetizado, certamente haveria muitos ratos
Há quem diga que isto seja uma obra prima
Recanto histórico, sinistro e melancólico.
Antigo Porto Matarazzo, da bela cidade de Antonina.

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles