A JBS/FRIBOI, que já havia se fundido com várias outras empresas de maior ou de menor porte, tal qual a grande Bertin, e agora engoliu a Seara e a Zenda.
Daqui a pouco, por falta de opções, para consumirmos alimentos de origem animal teremos obrigatoriamente de consumir os produtos deste mega grupo econômico, e estaremos sujeitos aos seus preços. Hoje este conglomerado empresarial representa 40% do mercado brasileiro.
Se o grupo JBS/FRIBOI se aliar a concorrente Marfrig ( BRFoods/Sadia, etc.), para impor preços ao mercado, teremos um grande cartel a dominar todo este segmento da economia, e isto é danoso para todos.
O Movimento Nacional contra o Monopólio dos Frigoríficos, que envolve pequenos e médios frigoríficos, já entrou com denúncias junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
O movimento denuncia que os financiamentos concedidos pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Nacional (BNDES), que serviriam na teoria para o JBS melhorar a sua competitividade no mercado global, tem sido utilizado para aquisições, fusões e arrendamentos de frigoríficos Brasil adentro. Os produtores exigem que o banco democratize o crédito às pequenas e médias empresas do setor.
Todas estas grandes fusões começaram durante o governo Lula, e tudo com as benção$ do BNDES.
2 comentários :
Os Brasileiros estão cheios de Monopólios, o filho de Lula jajaja que coisa mais boba, olhem para GM, para a FORD, para W, para Chevrolet, para as empresas do aço, para os supermercados, para as telefonia como a Claro, a Vivo, tenho certeza que os que aqui criticam usam o vivo o Claro, tomam Coca-Cola e gosta, da música Norte Americana, que acontece com Brasil, acordem de verdade, não é o filho de Lula é o império Americano que alienou o povo, não é o filho de Lula são os filhos da mãe Americana.
...
Postar um comentário