quinta-feira, 20 de junho de 2013

PREOCUPANTE!!! Fed e China provocam fortes quedas na bolsas da Ásia

As principais bolsas da Ásia fecharam em queda acentuada nesta quinta-feira. Ações e moedas reagiram em baixa às indicações do Federal Reserve, o banco central americano, de que pode começar a reduzir seu programa de afrouxamento monetário ainda neste ano - e encerrá-lo totalmente em meados do ano que vem.
A queda do PMI industrial da China também reforçou o pessimismo. O índice, medido pelo HSBC, caiu para o menor nível em nove meses na leitura preliminar de junho, para 48,3 pontos. 

Ações chinesas ou de empresas com alguma relação com o país despencaram, a rúpia indiana atingiu recorde de baixa e o ouro caiu para o menor nível em quase três anos. As bolsas do Sudeste da Ásia, onde os mercados são menores e mais sujeitos ao fluxo volátil de fundos estrangeiros, sofreram as maiores perdas. Na Indonésia, a Bolsa de Jacarta caiu 3,7%. 

A queda de 2,9% em Hong Kong foi a mais acentuada desde julho de 2012, e os bancos estiveram entre as principais perdas. China Construction Bank caiu 5,2%, Banco Comercial e Industrial da China perdeu 3,8% e China Minsheng Banking cedeu 6,3%. 

Em Tóquio, empresas com exposição à China tiveram desempenho abaixo do mercado. A fabricante de equipamentos de mineração e construção Komatsu caiu 3,8% e a empresa de robótica industrial Fanuc perdeu 3,2%.

A Bolsa de Tóquio fechou nesta quinta-feira com o índice Nikkei em queda de 1,74%, aos 13.014,58 pontos, enquanto a de Hong Kong encerrou com o Hang Seng em baixa de 2,88%, aos 20.382,87 pontos. Em Seul, o Kospi caiu 2,00%, para 1.850,49 pontos. Na China, o índice Xangai Composto fechou em baixa de 2,77%, aos 2.084,02 pontos, enquanto o Shenzhen Composto perdeu 3,39%, fechando aos 942,06 pontos. (EcoFinanças)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles