quinta-feira, 2 de maio de 2013

A nossa dependência nos coloca em risco!!! 'Bovespa cai pressionada por Petrobras e Vale em dia de correção pós-feriado'





CRISE!!!

Comentário: Os efeitos do neoliberalismo globalizante, em uma economia cujo mercado interno não é aquecido, tanto por  por causa dos baixos salários e pouco valor agregado pela produção industrial, em um parque industrial em processo de desindustrialização, com o agravante da nossa mão de obra ser cientificamente pouco qualificada, somados a nossa total dependência da exportação de commodities para o equilíbrio da nossa balança de pagamentos, sendo que o mercado externo está em refluxo recessivo, é destruidor.

O papo magro de que a crise internacional era uma marolinha não passou de um mero discurso de campanha do Lula lá, e "nóis aqui tomando no O". Sem poupança, gastando o dinheiro de "prástico" e nos endividando.

Embora, ao contrário daqui, o mercado interno da China esteja em plena expansão, aquecido, as suas exportações sofrem os efeitos da crise estrutural por que passa a União Européia e a América do Norte, os maiores mercados consumidores, que somados as pequenas e médias economias dependentes, faz com que o consumo mundial se retraia, e com isto ocorre a diminuição da produção do parque industrial chinês. Com a produção em queda ocorre a diminuição da importação de commodities. 

Hoje, embora sejamos exportadores de commodities para todo o mundo, o nosso principal cliente é o mercado chinês, e o nosso destino ao dele está umbilicalmente ligado. Outro fator preocupante é o de a China ter grandes estoques de produtos primários, o que a coloca em posição de pressão favorável no caso de renegociação de contratos com o seus fornecedores, o que para nós pode a vir se tornar um grande risco.


Bovespa cai pressionada por Vale em dia de correção pós-feriado







"A Bovespa voltou do feriado do Dia do Trabalhador no vermelho, ajustando as perdas registradas na véspera por seus pares internacionais, principalmente Nova York. Não bastasse essa correção natural dos preços - já que os ADRs das blue chips Petrobras e Vale marcaram queda considerável na quarta-feira, 1 -, dados fracos vindos da China deixaram os mercados em alerta nesta quinta-feira, 2, o que se refletiu diretamente nos papéis de companhias ligadas a commodities e com forte participação na composição do Ibovespa, como Vale, OGX e Usiminas. O índice só não caiu mais porque as ações da Petrobras contiveram as perdas, com um aumento da demanda por seus papéis.
Em queda desde o início dos negócios, o Ibovespa encerrou o primeiro pregão de maio em baixa de 1,05%, aos 55.321,93 pontos. Na máxima do dia, logo após a abertura, subiu 0,01%, aos 55.919 pontos, enquanto, na mínima, recuou 1,44%, aos 55.104 pontos. O giro financeiro somou R$ 8,042 bilhões (dado preliminar). No ano, o principal índice da Bolsa acumula declínio de 9,24%.
O dado ruim da atividade na China, revelado mais cedo, pressionou as ações da Vale, principal exportadora de minério para o país. Os papéis ON e PNA encerraram em queda de 2,22% e 2,73%, respectivamente. O resultado também reflete as perdas de cerca de 2% dos ADRs da mineradora ontem, em Nova York.
O índice dos gerentes de compra da China (PMI, na sigla em inglês) oficial recuou para 50,6 em abril, ante 50,9 em março e previsão de estabilidade. E o PMI do setor manufatureiro medido pelo HSBC caiu de 51,6 em março para 50,4 em abril. Além disso, segundo uma fonte ligada ao Conselho Estatal chinês, a China pode reduzir a meta oficial de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do próximo ano para 7%, dos atuais 7,5%.
Os destaques de queda do Ibovespa foram liderados por MMX ON (-7,17%) e OGX ON (-6,15%). Para o economista-chefe da corretora Magliano, Henrique Kleine, é difícil dizer o que pesa mais sobre essas ações do Grupo EBX: se a piora da perspectiva da demanda chinesa ou o contágio da desconfiança dos investidores em torno do empresário Eike Batista.
Completava a lista de principais perdas do dia Oi ON(-4,92%), Light ON (-4,75%), Oi PN (-4,44%) e Usiminas PNA (-3,65%).
Amenizando parte das perdas do Ibovespa, Petrobras ON e PN conseguiram se segurar no azul, em alta de 0,36% e 0,80%, respectivamente. Essa é a quarta sessão seguida de alta desses papéis. Na avaliação de Kleine, o mercado tem mudado um pouco seu conceito na hora de analisar Petrobras, tendo em vista o preço descontado de suas ações.
Entre as principais altas do Ibovespa no fechamento de hoje estavam ALL ON (+2,85%), Vanguarda Agro ON (+2,63%), Eletrobras ON (+2,16%), BM&F Bovespa (+1,94%) e Cielo ON (+1,73%).
Em Wall Street, os principais índices acionários encerraram em alta, amparados pela melhora do mercado de trabalho. Dow Jones subiu 0,89%, S&P 500 avançou 0,94% e Nasdaq registrou alta de 1,26%. Os pedidos de auxílio-desemprego caíram mais que o estimado e garantiram fôlego às bolsas norte-americanas." (AE)



0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles