terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Bento 16 será chamado de papa emérito após renúncia ao cargo



O Vaticano informou nesta terça-feira que o papa Bento 16 será conhecido como papa emérito após sua renúncia, na próxima quinta (28). Ele manterá o título de "Sua Santidade" após a saída do cargo.

Segundo o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, o atual pontífice vestirá túnica branca simples e usar os sapatos que ganhou de presente de fieis mexicanos, em sua viagem ao país, em março do ano passado. Seu anel papal será destruído.


Na tarde de quinta, Bento 16 seguirá à residência de Castel Gandolfo, onde ficará nos próximos meses, apenas com os documentos pessoais. Os textos, encíclicas e decretos aprovados durante seu pontificado serão arquivados pelo Vaticano.

Após o período de retiro na casa de verão, o então papa emérito irá para a clausura, em um convento dentro da Cidade do Vaticano. Ele é o primeiro papa a renunciar desde Gregório 12, em 1415.

O termo "emérito" é o mesmo usado pelos arcebispos e cardeais que se aposentam aos 80 anos, os quais se mantêm com o título até a morte. A idade é o mesmo limite para que um cardeal possa ser papa.

Por exemplo, na Arquidiocese do Rio de Janeiro, o arcebispo em funções é o cardeal dom Orani Tempesta, que substituiu dom Eusébio Scheid, que se aposentou em 2009 e agora é cardeal-arcebispo emérito.

CONCLAVE

O porta-voz do Vaticano também informou que os cardeais com poder de voto no conclave serão convocados na sexta-feira (1º) para as congregações, as primeiras reuniões que antecedem a decisão sobre o novo pontífice. No entanto, o primeiro encontro deverá ser apenas na próxima segunda (4).


Ontem, Bento 16 publicou um decreto que muda a lei do Vaticano e abre caminho para antecipar o conclave que elegerá seu sucessor. A mudança significa que não será necessário esperar 15 dias para que seja escolhido o novo pontífice.

Desse modo, a previsão é que o conclave, previsto para meados de março, seja adiantado. O decreto modifica a lei imposta por seu antecessor, papa João Paulo 2º, que determinava o período de 15 dias para preparar a reunião.

A nova medida, chamada de Motu Proprio, permite que a escolha do novo pontífice comece assim que todos os cardeais estejam em Roma. O decreto também pode ser usado eventualmente para atrasar o conclave em outras situações.

Sem a medida, o conclave deveria começar no dia 17 de março, o primeiro domingo após o período de 15 dias do cargo vago. A data é uma semana antes do Domingo de Ramos, que abre os rituais da Semana Santa e da Páscoa, um dos principais períodos religiosos do cristianismo.

Na próxima quarta-feira (27), o papa realizará sua última audiência geral, desta vez, e apesar das incertezas climáticas, na praça de São Pedro, e não na Sala Paulo 6º, para dar espaço ao maior número possível de fiéis. (AN)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles