terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Carta enviada por Neusah Cerveira, em 02.02.2013 para ministra Maria do do Rosário Nunes e a presidenta Dilma

Foto de Neusah Cerveira, ainda menina, sendo detida durante o período da ditadura

CARTA ABERTA
------------------
A pedido da Profª Maria de Lourdes Romanzini Pires Cerveira, presa politica pela ditadura civil militar, esposa do major Pires Cerveira, desparecido pela Operação Condor. 


Motivo; Não houve nenhum pronunciamento ou respostas.


Todos endereços e telefones estão autorizados pela família de Neusah Cerveira, pois estão saturados de receberem telefonemas ameaçadores e serem fotografados nas ruas..



Prezada Ministra Maria do Rosário Nunes,

Sou Neusah Cerveira, resido no estado do Rio Grande do Norte, funcionária concursada da Secretaria de Educação e por motivos de segurança pessoal estou no momento no apartamento da minha mãe, na rua Tabajaras, numero 84, apto 807, Copacabana – RJ, desde o dia 24.12.2012.
Já fui atendida pelo Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos, recebi correspondência do MJ sobre o andamento da investigação que não foi concluído ainda. Permaneci no aguardo. Porém no dia 12 de dezembro de 2012, sofri novo atentado e quase fui sequestrada, na presença de várias testemunhas. Sendo que uma deles (um anistiado político) me acompanhou a 2ª DP de Parnamirim, onde fomos destratados pela Polícia Civil e impedidos de fazer ao BO. Fui agredida na presença desse senhor, que também foi desrespeitado. E, colocada para fora da delegacia a empurrões e tapas. Mesmo, assim ele forneceu todos seus documentos que foram passados por minha mãe a Secretaria de Direitos Humanos de Brasília. Ele faz questão de ser testemunha dos fatos. Só pude fazer o BO no dia seguinte com a presença de uma advogada dos Direitos Humanos do RN, mesmo assim o agente que fez o BO se recusou a colocar todos os fatos. Tive de viajar imediatamente para o RJ porque as ameaças persistiam.
Após todos estes dias, de muita reflexão, até mesmo com amigos solidários, cheguei a conclusão que não tenho mais condições de continuar meu domicilio em Natal devido ao nível e quantidade de atentados sofridos e por razões de segurança pessoal quero fixar residência no estado do Rio de Janeiro, não quero pedir asilo em outro pais, acredito no trabalho da presidente Dilma, mas, também não quero ser assassinada.
Para esta operacionalização de instalação no estado do Rio de Janeiro necessito de algumas providencias da Secretaria de Direitos Humanos.
Fui bem acolhida no apartamento da minha mãe, mas não posso continuar, tenho dois filhos adolescentes, minha mãe pela idade necessita de cuidados especiais, ao todo somos três adultos, (eu, minha mae e meu irmão), meus filhos e mais dois cachorros o apartamento não comporta tantas vidas.
Não tenho recursos financeiros para cobrir os custos de locação de um apartamento com garagem e espaço suficiente para minha mobília, nem mesmo tenho recursos para pagar o transporte.
Preciso de um espaço para transição, para transferência do RN para o Rio de Janeiro, até me estabilizar; fazer concurso, dar aula em universidade particular, acordo de disponibilidade e cessão de funcionaria da Secretaria de Estado do RN para Secretaria de Estado do Rio, assessoria, ser indicada para algum cargo de confiança, aposentadoria. Me sustento e mais dois filhos menores com meu salário de funcionária concursada.
Preciso vender ou alugar meu imóvel no Rio Grande do Norte, matricular minhas crianças nas escolas...há muito trabalho, mas o que fazer... o que vale é continuar a viver, por isso também, sou militante de Direitos Humanos,
Gostaria, se for possível, que o espaço agilizado seja por perto do apartamento da minha mãe, que mesmo sendo em Copacabana, não é luxuoso e nem de vista para o mar, fui informada que o Governo do Estado do Rio de Janeiro possui à disposição vários prédios, apartamentos, casas, ou seja imóveis a disposição e um deles poderia ser cedido, até minha estabilização aqui no Rio de Janeiro. 
Esclareço que se não for providenciado este espaço e o transporte dos moveis, para organizar minha transferência, fatalmente terei que retornar ao Rio Grande do Norte, não tenho condições financeiras para o aporte das despesas, até minha estabilização.
Reitero mais uma vez proteção pessoal para o retorno ao Rio Grande do Norte, para resolver as pendências burocráticas para minha transferência para o Rio de Janeiro. O episódio do dia 12 deixou claro que o Governo do estado do RN, nem o secretário de justiça tem intenção de preservar minha segurança. Ao contrário.
Atenciosamente,
Doutora Neusah Cerveira
Rio de Janeiro, 02 de fevereiro de 2013
Obs: minha matrícula funcional no estado do RN é XXXXX.
Com testemunho de José Luiz da Silveira Ballock (filho de preso político)

Obs 1: A carta será publicada como aberta, depois desse envio por amigos no grupo Amigos da Nina (FB)e outros Grupos da internet devido a gravidade do assunto!
Telefones de contato: Maria de Lourdes Cerveira: 21 35944338 e cel: 21 6911 8065.
Obs 2: Devido a gravidade, que hoje se intesificou, como mãe de Neusah Cerveira, espero resposta urgente!
Profª Maria de Lourdes Romanzini Pires Cerveira.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles