sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Detentos fazem reparos e limpeza em escolas de Curitiba

As instalações de nove escolas dos municípios de Pinhais, Piraquara e Curitiba estão recebendo uma série de melhorias, como reparos em alvenaria, pintura de paredes e muros, limpeza e capinagem dos terrenos. O trabalho está sendo feito por detentos do regime semiaberto do Sistema Penitenciário Estadual, por meio do Projeto Escola Cidadã. 

"O colégio ficou mais bonito e toda a comunidade escolar aprovou essa iniciativa. A convivência foi um aprendizado para todos nós", conta Andrea Franceschini, diretora do Colégio Estadual Walde Rosi Galvão, de Pinhais, onde os detentos pintaram as paredes externas, o muro e o letreiro da escola e fizeram serviços de jardinagem e limpeza recentemente. 

O vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns, destaca a iniciativa do Projeto Escola Cidadã como um exemplo de solidariedade e mobilização pela educação. "A ação conjunta das secretarias da Educação e da Justiça contribui para que o detento interaja com a sociedade por meio do trabalho", disse. 

O detento A.D.S, 30 anos, que está participando do projeto, relatou que, além da chance de ressocialização, o trabalho nas escolas tem sido uma grande oportunidade de interagir com a comunidade. "Estamos aqui empenhados para que este projeto dê certo. Espero que este trabalho continue com outras pessoas", disse. 

Escolas - As escolas beneficiadas com o projeto são os colégios estaduais Guido Straub, Guaíra e Zacarias, de Curitiba; as escolas Semiramis de Barros Braga, Paulo Freire, Amyntas de Barros e Walde Rosi Galvão, em Pinhais; e os colégios Ivanete Martins de Souza e Mario Braga, em Piraquara. 

Mãos amigas pela paz - 
O Projeto Escola Cidadã é fruto do Pacto Movimento Mãos Amigas pela Paz, assinado entre representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário do Estado do Paraná, Ministério Público, Defensoria Pública do Paraná e Ordem dos Advogados do Brasil-OAB/PR, em abril de 2012. O pacto simboliza o novo modelo de gestão da execução penal no Paraná e tem por objetivo promover ações conjuntas para o aprimoramento da gestão do Sistema Penal e o respeito à dignidade humana. 

Segundo o coordenador do grupo gestor do Movimento Mãos Amigas, José Augusto Pichet, o propósito do projeto é oferecer oportunidades de reinserção dos presos. "Esse programa foi concebido com duas vertentes principais. Procuramos auxiliar na recuperação dos espaços dos estabelecimentos de ensino e ao mesmo tempo possibilitar que os detentos tenham uma oportunidade de reinserção, podendo adquirir ou aprimorar conhecimentos profissionais", destaca. 

O Escola Cidadã possui três modalidades de ação: mutirão, ação continuada e reforma dos conjuntos escolares, com trabalhos de reforma de carteiras, capina, limpeza e pintura. A ação começou a ser desenvolvida no início de 2012 em dois colégios de Piraquara. Agora nove colégios estão sendo beneficiados. 

Para a secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, esta ação traz reflexos positivos para a comunidade escolar, para o Estado, para o bairro e para o município. "Com o trabalho, o detento tem a possibilidade de ressocialização e reinserção na sociedade", disse.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles