quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Assembleia cria Comissão da Verdade paranaense


Os deputados do Paraná aprovaram ontem por unanimidade a criação de uma Comissão da Verdade Estadual. Pelo projeto, encaminhado pelo governo do Paraná à Assembleia Legislativa, essa comissão tem como finalidade examinar e esclarecer violações de direitos humanos praticados no estado no período de 1946 a 1988 – e ainda contribuir com a Comissão Nacional da Verdade, que investiga crimes da ditadura militar. Para isso, a comissão estadual poderá ter acesso a documentos do poder público considerados sigilosos e ainda determinar diligências para coletar ou recuperar informações e dados.
A comissão estadual será composta por sete integrantes – todos indicados pelo governador Beto Richa (PSDB), sendo que necessariamente um deles deve pertencer ou ser indicado pelo Fórum Paranaense de Resgate da Verdade, Memória e Justiça. Caberá à Secretaria de Justiça prestar apoio administrativo para realização dos trabalhos da comissão.
Segundo o deputado Ademar Traiano (PSDB), líder do governo na Assembleia, Richa ainda não escolheu quem serão os integrantes do grupo. “A comissão estadual vai funcionar nos mesmos moldes da Comissão Nacional da Verdade. A nossa intenção é investigar violações de direitos humanos e também contribuir com o trabalho que está sendo feito em todo o Brasil”, disse o parlamentar. Traiano também informou que os membros da comissão serão escolhidos pelo notório saber e atuação na área de direitos humanos.
Em maio deste ano, a presidente Dilma Rousseff instalou a Comissão Nacional da Verdade. O grupo tem dois anos para apresentar um relatório com as principais descobertas sobre violações de direitos humanos no período de 1946 a 1988.  (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles