quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PF interdita frigorífico por tráfico internacional de pessoas em Cambira


Polícia Federal (PF) interditou na manhã desta quarta-feira (31) um frigorífico acusado de praticar tráfico internacional de pessoas no município de Cambira, a 16 quilômetros de Apucarana, norte do Paraná. A operação, em parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT), encontrou 40 estrangeiros – todos paraguaios – trabalhando em condições precárias em uma instalação da empresa. Outros 70 paraguaios empregados do estabelecimentos, conforme informações da PF, estão em situação regular no frigorífero, respeitando o acordo Brasil-Paraguai de trabalho.
Conforme informações repassadas pelos policiais que participam da ação, o Frigorífico VL Agroindustrial, conhecido na região como Frigorífico Nostra, emprega funcionários que não têm a situação legalizada no Brasil. Eles são mantidos em alojamentos com condições precárias no Centro da cidade e no próprio interior do local de trabalho.
Ao chegar ao estabelecimento, os policiais federais se depararam com uma tentativa de fuga pelo meio de um matagal. Os funcionários que corriam teriam sido orientados por responsáveis pelo estabelecimento a fugir. O Batalhão de Choque, que também participa da operação policial, interveio e conseguiu evitar a fuga dos homens.
Segundo o coordenador de erradicação de trabalho escravo no Brasil, Luiz Fabris, existe indício de tráfico internacional de pessoas. “Há um descumprimento total da legislação trabalhista, eles foram encontrados em alojamentos em péssimas condições de higiene”, disse.
Durante a manhã, os policiais continuam atuando na área. Todos os documentos que estão dentro do frigorífico serão apreendidos. Os 40 empregados mantidos em condições análogas à escravidão serão ouvidos e cabe medida administrativa, como extradição desses estrangeiros. 
À empresa cabe multa por contratar e manter esses trabalhadores, mas não há valores definidos, segundo informações repassadas pela assessoria de imprensa da Polícia Federal. (GP)


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles