segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Mais uma semana e a disputa eleitoral chega ao fim. Antes tarde do que nunca, ninguém aguenta mais!!!

Depois de uma campanha modorrenta, piorada no primeiro turno por debates engessados sem confrontos das idéias, demonização da imagem de Curitiba, pesquisas que não condiziam com a realidade das urnas, onde, caso eleitos, para cumprir as promessas  os candidatos necessitariam de ter dois orçamentos em lugar de um, chegamos ao fim do processo eleitoral em um segundo turno onde os candidatos continuam prometendo tudo e mais um pouco e o verdadeiro debate pouco acontece.

 Acredite quem quiser, a telinha aceita tudo quanto é factóide midiático produzido pelos marketeiros, que embasados em pesquisas dizem pelos telepronter, lidos sem piscar pelos candidatos, o que o povo quer ouvir. Nos programas de TV tudo fica fácil de ser executado, e o orçamento real é apenas um adereço momentaneamente a ser esquecido. Tal qual o enredo de uma novela a "Curitiba ideal" é construída com se estivéssemos vivendo em um imenso Projac. Tudo muito tático e pontual, nada estratégico.

No primeiro turno, onde o bom-mocismo exagerado geralmente não passou de uma tremenda enganação, as denúncias sem provas, os panfletos apócrifos, o descredenciamento da cidade e sua gestão deram o tom. Agora  os candidatos vencedores, ambos da oposição, voltam as armas contra si e a guerra suja continua dando o clima, Os "aloprados", "idiotas com iniciativas", é o que não falta, e eles poluem as ruas com criminosos panfletos apócrifos e as redes sociais, onde as falsificações, os sofismas e o maniqueísmo barato dão o tom.

Espero que estes últimos debates nos canais de televisão sigam o que ocorreu na Band, onde sem engessamento pela primeira vez ocorreu o estabelecimento do choque das idéias e com este o afloramento dos contraditórios. Temos o direito de ter acesso a um mínimo de verdades, e estas só afloram nos embates cara a cara. Sejam bem vindos ao ringue, a luta franca. Que vença o melhor!!!

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles