domingo, 28 de outubro de 2012

Caravana inaugura em Curitiba os “Caminhos da Resistência”, projeto pioneiro no país


Reunida em Curitiba para sua 63ª edição, a Caravana da Anistia culminou seus trabalhos na capital paranaense com o julgamento de 42 processos de cidadãos perseguidos políticos no estado durante o regime militar. Destes, 32 foram deferidos, 6 indeferidos e 4 processos serão analisados posteriormente. A sessão foi realizada na tarde desta sexta-feira, 26/10, na sede da OAB do Paraná.

A Caravana, iniciativa da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, também inaugurou em alguns pontos da cidade o museu de percurso dos Caminhos da Resistência, cujos marcos estão localizados em vários pontos da capital do estado. Foram inaugurados nesta caravana os marcos no presídio do Ahú (foto abaixo), reitoria, prédio histórico da UFPR e na chamada Boca Maldita. Curitiba foi a primeira capital do país a completar o mapeamento e demarcação dos locais das ações históricas na capital do estado.
A iniciativa foi do Fórum Paranaense de Resgate da Memória, Verdade e Justiça, apoiada pela Comissão de Anistia. Em novembro, outros locais também serão adicionados ao percurso, como o Centro Politécnico da UFPR.
O presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, explica que faz parte dos propósitos doMarcas da Memória, projeto que financia atividades culturais e de divulgação da Comissão, o mapeamento de locais de memória acerca de episódios de repressão e de resistência contra a ditadura.
“Os marcos constituirão um percurso para que a cidade seja visitada pelo viés da história. A pluralidade repressiva que se abateu sobre o Paraná é bem representativa de como a ditadura atingiu amplos aspectos sociais” afirmou, ressaltando a importância da ação.
Na noite de quinta, houve ainda o lançamento do filme Eu me lembro, de Luiz Fernando Lôbo, na sede do Sindicato dos Professores do Paraná (APP). O documentário apresenta o trabalho realizado pelas Caravanas da Anistia nos últimos cinco anos em todo o país. O filme é resultado do projeto Marcas da Memória, que financia atividades culturais e de divulgação da Comissão.
Caravanas:
As Caravanas da Anistia são um projeto itinerante com sessões para realização de julgamento de processos de cidadãos e ou familiares atingidos pelos atos de exceção no período de 1946 a 1988. Até agora já foram julgados cerca de 60 mil processos, dos 70 mil protocolados na Comissão de Anistia, desde a sua criação em 2001.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles