quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Pesquisa Ibope aponta empate técnico entre Verri e Pupin


Os números da nova pesquisa Ibope, encomendada pela RPC TV, apontam empate técnico entre dois candidatos que disputam a prefeitura de Maringá, Noroeste do estado. De acordo com a sondagem divulgada na noite desta quarta-feira (26), o deputado estadual Enio Verri (PT) tem37% das intenções de voto enquanto o atual vice-prefeito Carlos Roberto Pupin (PP) aparece com33%.
Como a margem de erro é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos, Verri oscila entre 41% e 33% na pesquisa, enquanto Pupin estaria na faixa de 37 % a 29%. Nesse caso, a diferença entre os dois concorrentes configura um empate técnico. Na primeira pesquisa Ibope, divulgada no dia 28 do mês passado, Verri tinha 31% das intenções de voto contra 26% de Pupin. (GP)
Doutor Batista (PMN) aparece na terceira posição, com 6% das intenções , seguido deMaria Iraclezia (DEM) e Wilson Quinteiro (PSB), ambos com 5%. Na última pesquisa, Batista tinha 12% das intenções, Quinteiro tinha 6% e Maria Iraclézia outros 4%.
Os candidatos Alberto Abraão (PV), Débora Paiva (PSol) e Hércules Ananias (PSDC) atingiram 1% das intenções de voto.
Os entrevistados que declararam voto em branco ou nulo passaram de 7% para 4%; já o número de pessoas que não souberam ou não opinaram passou de 12% para 7%.
Rejeição
O Ibope perguntou ainda em quem os entrevistados não votariam de jeito nenhum. De acordo com os dados, Carlos Pupin foi o mais citado, com índice de rejeição de 27%.
Em seguida aparecem Debora Paiva, com 23%; Enio Verri e Hercules Ananias com 16%; Dr. Batista, com 13%; Alberto Abraão, com 11%, e Maria Iraclézia e Wilson Quinteiro com 9%. Entre os entrevistados, 12% disseram que poderiam votar em todos, enquanto outros 9% não souberam responder ou não opinaram.
Segundo Turno
O Ibope também simulou o segundo turno com os nomes dos três primeiros colocados na pesquisa. De acordo com os dados, Verri teria 43% dos votos contra 41% de Pupin. No cenário envolvendo Verri e Doutor Batista, o candidato do PT somou 53% das intenções de voto contra 23% do representante do PMN. Na última simulação, Pupin teria 47% contra 26% de Batista.
Metodologia
O Ibope ouviu 602 eleitores entre os dias 23 e 25 deste mês. A margem de erro é de 4 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o número 00329/2012.
Já a primeira pesquisa Ibope foi divulgada em 28/08/2012. Foram ouvidos 602 eleitores entre os dias 25 e 27 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR) sob o número 00081/2012. (GP)


0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles