quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Ontem, 25/09, faleceu Amadeu Hercílio da Luz. Grande perda para a esquerda. Camarada Amadeu Presente!!!

Emoção marca despedida de Amadeu da Luz



Muitas pessoas compareceram, nesta tarde, no Cemitério Municipal de Criciúma para se despedir de Amadeu Hercílio da Luz. Amigos, familiares e companheiros políticos estiveram no local e prestaram suas homenagens ao homem que era referência do Partido Comunista Brasileiro (PCB). Ele já estava com problemas de saúde e faleceu na madrugada dessa terça-feira, aos 79 anos.
Amadeu foi preso e torturado na época da ditadura militar. Mesmo assim, ele não desistiu de suas ideologias que influenciaram e ainda influenciam muitas pessoas. Uma delas é a amiga e companheira de militâncias, Marlene Soccas. “Conheci o Amadeu quando sai da prisão, por volta de 1972. Ele me ajudou e me convidou para fazer parte do PCB quando ainda era um partido clandestino. Tinha uma ideologia formada que chamava a atenção das pessoas e condenava o sistema. Sua história é cheia de detalhes e muita gente o seguia. Foi criado por um militar que o ensinou o comunismo, praticado até os últimos minutos de sua vida”, conta Marlene.
Emocionada, Marlene tentou resumir em algumas palavras a vida do comunista utilizando uma frase do pensador Bertold Brecht. ““Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis", assim foi Amadeu e vai continuar sendo na nossa memória, imprescindível”, resume ela.
Outra pessoa que foi se despedir do amigo, é Rodrigo Maciel. Vizinho de Amadeu desde os 12 anos de idade, deixou se influenciar pelas ideias comunistas repassadas por ele, as quais segue até hoje. “Me disseram que tinha um velho brabo que morava ali e ia ser meu vizinho. Como eu era criança, ficava com um pouco de medo, mas pulava sempre no terreno dele para pegar jabuticaba. Uma vez ele me viu e veio atrás de mim. Pensei que ia brigar, mas apenas conversou comigo e me ofereceu mais jabuticabas. A partir dali começamos uma amizade. Ele sempre me falava sobre suas idéias e isso me chamou a atenção. Era um homem muito justo”, comenta Rodrigo.
Em meio a tantas homenagens e flores, uma bandeira do PCB, partido que defendeu durante toda sua vida, o cobria em seu último momento com os amigos e familiares. (A Tribuna)


Histórico:

Amadeu Hercílio da Luz nasceu em 24 de julho de 1933, na cidade de Blumenau/SC. Diferente da trajetória política de seu avô, Hercílio Pedro da Luz (Ex-Governador do Estado de Santa Catarina), fiel servidor da elite catarinense, apesar de ter origem de uma família tradicional, Amadeu Hercílio da Luz ficou conhecido em Criciúma, Santa Catarina e em todo o Brasil, por se colocar no lado da classe trabalhadora e por se afirmar como comunista: um marxista convicto.

Com a morte de seu pai quando tinha 1 (um) ano de idade, Amadeu passou a ser criado pelo seu cunhado, Josil Palmero da Costa, militar das Forças Armadas, coronel do exercito e militante do PCB, que havia sido destacado para Blumenau para combater um grande núcleo Nazi-fascista.

Do período de 1952 até 1954, Amadeu viveu na cidade do Rio de Janeiro/RJ, onde militou no PCB e conheceu figuras ilustres como Oscar Niemeyer, Nelson Werneck Sodré, João Saldanha e Luis Carlos Prestes, dentro outros.

No ano de 1954, mais precisamente no dia da morte de Getulio Vargas, Amadeu chegou na cidade de Criciúma/SC para ficar e se tornar cidadão criciumense. A missão de Amadeu, especialista em agitação e propaganda, era dar assistência ao PCB e organizar a classe trabalhadora politicamente e por meio dos sindicatos para o enfrentamento com a elite local. Com um automóvel “Jipe” e passando pelos bairros, Amadeu e seus camaradas conseguiam reunir na praça desta cidade mais de 3 (três) mil mineiros, fazendo os coronéis do carvão tremerem.

Com o golpe de 1964, veio a sua primeira prisão, simplesmente pelo fato de ser contra o golpe. A sua segunda prisão aconteceu quando da inauguração da BR 101 pelo General Médici, sendo seqüestrado por militares (na denominada Operação Barriga Verde, que buscou eliminar fisicamente os comunistas catarinenses) e levado para São Paulo, onde foi torturado física e psicologicamente nos porões da ditadura.

Amadeu suportou a prisão por mais de quatro anos, sendo libertado somente no final da década de 1970. Com a legalidade do PCB em 1985, ele foi o primeiro comunista criciumense a assumir as atividades revolucionárias do partido.

Com mais de 50 anos de militância comunista Amadeu Hercílio da Luz ainda teve forças para cumprir a tarefa de ser o candidato a Governador pelo PCB nas eleições de 2010. Mesmo debilitado fisicamente, ele cumpriu a tarefa, ajudando a recolocar o PCB no cenário político estadual, e contribuindo de forma decisiva na reconstrução revolucionária do Partidão. Desta forma, Amadeu entrou definitivamente para a história ao ser o primeiro candidato comunista a eleições para governador em Santa Catarina.

No ano passado, Amadeu recebeu a Medalha Dinarco Reis pela sua inestimável contribuição na construção do Partido Comunista Brasileiro e pela sua vida marcada pela militância revolucionária.

Na madrugada do dia 25 de setembro de 2012, este coração comunista deixou de bater. Amadeu faleceu aos 79 anos e as últimas homenagens recebidas certamente o deixariam muito orgulhoso. Os camaradas e companheiros se despediram do Velho, como era carinhosamente chamado, cantando a Internacional. 

Amadeu despediu-se da forma como gostaria. Ao lado dos seus camaradas e familiares, coberto pela bandeira do PCB e deixando um legado inestimável para todos os comunistas. 
Amadeu sempre manteve-se firme na defesa dos ideias comunistas. Nunca trocou de lado. E morreu afirmando que o capitalismo não cairá de podre, e que o resultado da sua superação, por uma sociedade justa, fraterna e igualitária, a sociedade comunista, será fruto da luta e da organização da classe trabalhadora. (PCB)

Camarada Amadeu: Presente!!!

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles