sábado, 21 de julho de 2012

Datafolha divulga pesquisa sobre disputa pela Prefeitura de Curitiba


Datafolha divulgou, neste sábado (21), os resultados de uma pesquisa eleitoral com as intenções de voto para a disputa da Prefeitura de Curitiba. O levantamento mostra um empate técnico entre os candidatos Ratinho Junior (PSC), Luciano Ducci (PSB) e Gustavo Fruet (PDT). O resultado da pesquisa foi divulgado no site do jornal Folha de S. Paulo e no site G1.
Petistas preferem Ratinho Junior, mostra Datafolha
A pesquisa Datafolha mostra que o candidatoRatinho Junior (PSC) tem a preferência da maioria dos eleitores do PT, apesar de o partido ter indicado o nome da candidata a vice deGustavo Fruet (PDT), Mirian Gonçalves. Ratinho tem 38% da preferência dos eleitores que se dizem simpatizantes do partido, frente a 21% de Fruet, de acordo com matéria do jornal Folha de S. Paulo.
O jornal diz ainda que Ratinho concentra seu eleitorado entre as pessoas mais pobres, com idade entre 25 e 34 anos. Os eleitores que votariam em Fruet são, majoritariamente, mais ricos e mais escolarizados. Luciano Ducci (PSB), por sua vez, tem mais intenções de voto entre os mais jovens e simpatizantes do PSDB, partido do governador Beto Richa, que o apoia.
Ratinho tem 27% das intenções de voto, enquanto Ducci e Fruet aparecem com 23% cada. O empate técnico se cofigura porque a margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O candidato Rafael Greca (PMDB) tem 10% das intenções de voto. Os demais candidatos -Alzimara Bacellar (PPL), Avanilson Araújo(PSTU), Bruno Meirinho (PSol) e Carlos Moraes(PRTB) - não atingiram 1%.
Votos em branco, nulo ou nenhum somam 9%. Não sabem ou não responderam totalizam 7%.
Pesquisa espontânea
O instituto também questionou a intenção de voto dos eleitores sem apresentar nomes, na chamada pesquisa espontânea. Luciano Ducci foi citado por 9% dos entrevistados, seguido por Gustavo Fruet (7%), Ratinho Junior (6%) e Rafael Greca (2%). Os demais candidatos não somaram 1%.
Nessa pesquisa, 63% dos eleitores declararam não saber como votariam ou não opinaram, enquanto 9% disseram que votariam nulo ou em branco.
Taxa de rejeição
O levantamento também mediu a taxa de rejeição dos candidatos, perguntando em quem os eleitores não votariam. Rafael Greca lidera o quesito, com 32%. Em seguida vêm Luciano Ducci (19%), Ratinho Junior (17%), Alzimara Bacellar (10%), Gustavo Fruet (9%), Carlos Moraes (9%), Bruno Meirinho (8%) e Avanilson Araújo (8%).
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de julho deste ano, com 832 entrevistados, em Curitiba. A margem de erro do levantamento é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. As contratantes foram a Empresa Folha da Manhã S.A. e a Sociedade Rádio Emissora Paranaense S/A. A pesquisa foi registrada no TRE-PR sob o número PR-00017/2012. (GP)
Pesquisa estimulada
Pesquisa espontânea

Taxa de rejeição

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles