quarta-feira, 27 de junho de 2012

Derosso é cassado e Maria Goretti Lopes assume mandato na Câmara de Curitiba


O juiz eleitoral Luciano Carrasco, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR)determinou, na tarde desta quarta-feira (27), a perda do mandato do vereador João Cláudio Derosso (sem partido, ex-PSDB) e seu afastamento da Câmara Municipal de Curitiba por infidelidade partidária.
A decisão, em caráter liminar (provisório), atende ao pedido formulado pela enfermeira Maria Goretti Lopes, suplente do PSDB, com base na desfiliação de Derosso, no início de maio deste ano. O juiz também determina que Maria Goretti seja empossada na vaga de Derosso.
Na ação movida por Maria Goretti, a então suplente pedia a cadeira de Derosso na Câmara, argumentando que o vereador se desfiliou do partido sem qualquer justificativa. Em seu despacho, o juiz Luciano Carrasco resume as alegações de Maria Goretti: “Diz, em apertada síntese, que o réu renegou tudo aquilo que o PSDB e seus filiados fizeram por ele”.
Para embasar sua decisão, o magistrado mencionou o pedido de desfiliação de Derosso do PSDB. Na avaliação de Luciano Carrasco, o documento não traz justificativas claras em relação à saída do então vereador do partido.
“Singelo. Simples. Sem maiores explicações, nem ao partido, nem aos eleitores, nem à sociedade”, diz o magistrado, sobre o pedido de desfiliação. “É o que basta para justificar a perda de mandato: o réu não invocou em nenhuma linha os motivos indicados na resolução para justificar sua desfiliação”, complementa o juiz.
Luciano Carrasco menciona antecipou os efeitos da tutela (deferiu a liminar), porque a demora no julgamento prejudicaria a suplente. A decisão será agora encaminhada à presidência da Câmara de Vereadores de Curitiba, que deverá dar posse à Maria Goretti Lopes no prazo de 10 (dez) dias.
O pedido
Maria Goretti se tornou a suplente imediata do partido após o líder comunitário Edson Pereira Rodrigues (PSDB), conhecido como Edson do Parolin, assumir a função de vereador nesta segunda-feira (25) após a renúncia de Paulo Frote, que desistiu do cargo ao saber que enfrentaria um processo de cassação do mandato por ter sido condenado na Justiça por peculato.
O processo de perda de mandato de Derosso foi protocolado nesta terça-feira, mas a informação só foi divulgada nesta quarta (27).
Maria Goretti quer focar sua atuação na defesa da Saúde
Em entrevista à Gazeta do Povo - concedida por telefone na noite desta quarta-feira - Maria Goretti comemorou a decisão da Justiça Eleitoral e disse que aguarda com ansiedade para assumir sua vaga na Câmara. "Estou feliz. É um momento importante na minha vida política e profissional. Fui candidata e queria ganhar. Fiquei como suplente e chegou a hora de eu assumir", disse.
A suplente - que é enfermeira de profissão - pretende alicerçar seu mandato de seis meses na defesa da mulher e no fortalecimento doSistema Único de Saúde (SUS). Paralelamente, Maria Goretti já colocou o nome à disposição do partido, com vistas nas próximas eleições.
"A gente está começando uma conversa [com o partido], mas a convenção já é agora, no sábado [30]. Como sempre, meu nome vai estar à disposição", disse.
Apesar do pouco tempo que resta na atual legislatura, ela pretende assumir e fazer do seu trabalho uma vitrine. "O que importa é a qualidade e disposição pro trabalho", resumiu.
Currículo
A enfermeira é funcionária concursada da Secretaria de Saúde do Paraná, é casada e mãe de dois filhos. Ela formou-se na Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é especialista em Recursos Humanos na área de Saúde. Segundo ela, foi presidente do Sindicato dos Enfermeiros do Paraná e da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), onde ainda foi diretora.
Outra ação
O atual vereador Edson do Parolin também havia requisitado na Justiça Eleitoral a vaga de João Cláudio Derosso. O processo segue aberto no TRE-PR, segundo informações da consulta processual na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
O presidente do PSDB em Curitiba, Fernando Ghignone, foi procurado para comentar o caso, mas não foi localizado até o início da tarde desta quarta-feira. Anteriormente, o partido disse que não iria intervir na questão. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles