quinta-feira, 28 de junho de 2012

Curitiba ganha o principal prêmio do programa Prefeito Amigo da Criança


Curitiba foi uma das vencedoras da categoria Destaque Nacional, a principal do programa Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (27), em Brasília. O prefeito Luciano Ducci também foi premiado com o troféu de Reconhecimento Pleno.
"Eu me sinto realizado por ter dedicado mais de 30 anos de minha vida às crianças como pediatra e agora como prefeito", disse Luciano Ducci. "Cuidar e investir nas crianças é cuidar do futuro do país", afirmou o prefeito, que foi a Brasília receber os dois troféus.
A Fundação Abrinq é a principal instituição do País dedicada à proteção e promoção dos direitos da infância e da adolescência.
A categoria Destaque Nacional reconhece as cidades brasileiras com maior avanço na garantia dos direitos das crianças e adolescentes e teve nove vencedoras. Curitiba e Belo Horizonte foram as únicas capitais premiadas na categoria, considerada o "Oscar" do programa Prefeito Amigo da Criança.
A cerimônia teve a participação da ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosario Nunes, do presidente do Conselho de Administração da Fundação Abrinq, Synésio Batista da Costa, do vice-presidente do conselho, Carlos Antônio Tilkian, da vice-presidente do Conanda, Carmen Silveira de Oliveira, e da deputada federal Teresa Surita. 

"Curitiba se destacou na ampliação e qualificação de mecanismos de controle social e investimentos em processos participativos no que se refere à elaboração e aprimoramento dos planos do município", afirmou Costa. Ele também apontou como diferenciais de Curitiba "investimentos na participação social de crianças e adolescentes".
A secretária municipal da Educação de Curitiba, Liliane Sabbag, e a coordenadora da organização do prêmio na secretaria, Everly Marques Canto, também acompanharam a cerimônia.

Ações - A garantia de uma melhor qualidade de vida para as crianças é prioridade na Prefeitura de Curitiba. Na educação, houve uma expansão significativa em investimentos na melhoria dos equipamentos, capacitação de professores e em obras, principalmente em novas creches.
No momento, 13 creches estão em construção e duas em ampliação. Os investimentos quase que dobram em seis anos, passaram de R$ 392 milhões em 2005 para R$ 752 milhões em 2011.
Crianças e adolescentes que vivem em condições de vulnerabilidade social também recebem atenção especial em programas da Fundação de Ação Social (FAS), que prioriza ações para o fortalecimento da família, com desenvolvimento de atividades sócio-educativas e programas de capacitação e geração de renda.
Na área da saúde, programas como o Mãe Curitibana ajudam no desenvolvimento das crianças mesmo antes do nascimento. O programa oferece exames de pré-natal, parto seguro, atenção a mãe e ao bebê durante toda a gravidez até 40 dias após o nascimento.
Premiação - Esta é a segunda vez que o município de destaca no programa Prefeito Amigo da Criança da Fundação Abrinq, principal instituição do País dedicada à proteção e promoção dos direitos da infância e da adolescência.
Em 2008, o governador do Paraná, Beto Richa, na época prefeito de Curitiba, foi reconhecido com o prêmio Reconhecimento Pleno.
O Prefeito Amigo da Criança foi criado em 1996 com o objetivo de comprometer os gestores municipais para darem prioridade à criança e ao adolescente. O prêmio tem abrangência nacional e está presente em todas as regiões e estados do país.
Nesta edição, que corresponde ao mandato municipal 2009-2012, o programa teve a adesão de 1566 municípios. Deles, 307 cumpriram com os critérios iniciais propostos e apenas 181 tiveram o reconhecimento pleno, entre eles Curitiba.

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles