segunda-feira, 2 de abril de 2012

Paraná está mais perto de erradicar a miséria do que o resto do país

Passe o mouse sobre o mapa para ver a proporção de pessoas em situação de pobreza extrema em cada município do Paraná.

A porcentagem de pessoas em situação de extrema pobreza no Paraná é muito menor do que a média nacional: 2,95% dos paranaenses vivem com menos de R$ 70 por mês, enquanto no Brasil essa média é de 8,5%. Entretanto, essa realidade se mostra bem menos animadora quando comparamos diferentes municípios: 56 das 399 cidades do estado têm índices de pobreza maiores do que o resto do país.

Em alguns casos, a miséria atinge um quinto da população.

Única cidade do Paraná com o Índice Ipardes de Desempenho Municipal (IPDM) baixo em 2008, Doutor Ulysses, no Vale do Ribeira, é também a campeã no número de miseráveis. 20,9% da população do município, de 5.727 habitantes, vive com menos de R$ 70. A cidade se encaixa no perfil dos municípios mais pobres do estado: população abaixo dos 20 mil habitantes e predominantemente rural. Entre as 56 cidades com mais miseráveis que a média brasileira, apenas cinco têm mais de 20 mil habitantes: Pinhão, Quedas do Iguaçu, Ortigueira, Reserva e Prudentópolis.

A região Centro-Sul do Paraná é a campeã entre as cidades com mais pobreza do estado. Onze dos municípios entre os 20 mais pobres estão na região, enquanto outros dois são limítrofes. Regiões como o Vale do Ribeira, na Região Metropolitana de Curitiba, e a microrregião de Ivaiporã, no Norte do Estado, também contam com diversos municípios entre os mais pobres.

Menos pobreza

Por outro lado, em outros municípios, a miséria se aproxima do zero. A cidade com menos miseráveis no estado também é pequena, como Doutor Ulysses: Entre Rios do Oeste, na fronteira com o Paraguai, tem apenas 3.926 habitantes – um terço deles na zona rural. Apenas 18 pessoas, segundo o IBGE, vivem abaixo da linha da pobreza, e outras 91 podem receber benefícios do Bolsa Família. Entre os municípios com proporcionalmente menos pobres estão quatro polos importantes do estado: Maringá é a quarta colocada, com apenas 0,57% de sua população em situação de pobreza, Cianorte é a 10.ª, Curitiba é a 17.ª e Marechal Cândido Rondon é a 19.ª.

Se o Centro-Sul é a região com mais pobres, o Noroeste é a região das cidades com menos miseráveis no estado. Nove dos 20 municípios melhor colocados estão na região. O perfil, entretanto, varia de municípios pequenos e rurais, como Guaporema e São Jorge do Patrocínio, até polos industriais, como Cianorte. (GP)

0 comentários :

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | belt buckles